10 formas que a cúrcuma pode ser superior à medicina moderna

O açafrão-da-terra é uma das raízes mais populares na atualidade, não só pelo seu uso culinário, mas também por causa dos seus benefícios à saúde.

Esse tempero, parente próximo do gengibre, vem sendo utilizado há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia e seu consumo tem sido relacionado com menores taxas de câncer, como é o caso em países como a Índia.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=J5UUnrc5GAo

Suas qualidades e benefícios para a saúde se dão principalmente por causa de sua ação antioxidante e antiinflamatória.

Além disso, em muitos estudos, a cúrcuma, como também é conhecida, tem se mostrado superior a muitos medicamentos prescritos.

No vídeo de hoje vamos te mostrar 10 maneiras em que o açafrão-da-terra é superior a medicina moderna:

Depressão
A depressão é considerada o “mal do século”, e seus efeitos vão muito além de sentir-se triste ou angustiado. Esse transtorno pode inclusive afetar o sistema imune e favorecer o surgimento de processos inflamatórios.
Em geral, o tratamento para depressão é feito através de acompanhamento psicológico e também através da prescrição de medicamentos, como a fluoxetina.
Um estudo demonstrou que a cúrcuma apresentou resultados melhores do que os da fluoxetina no tratamento dos sintomas da depressão.

Câncer
Durante os anos, muitos estudos têm demonstrado que o princípio ativo presente no açafrão-da-terra é capaz de inibir o desenvolvimento e o crescimento de células cancerígenas no corpo humano.
A cúrcuma tem sido relacionada a prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, do pulmão, do estômago, do fígado e do cólon.

Dor
Dores crônicas são um dos principais motivos que fazem as pessoas tomarem remédios de prescrição. O problema é que esses remédios até podem ajudar a combater a dor, mas podem trazer consequências negativas para sua saúde no longo prazo.
Estudos apontam que a cúrcuma é eficaz no alívio da dor, tendo ação superior inclusive a de medicamentos como a aspirina e o ibuprofeno.

Artrite
As propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma podem ser especialmente útil para aqueles com artrite. Isto inclui tanto a artrite degenerativa (osteoartrite), como a artrite inflamatória.

Doenças cardíacas
A cúrcuma também pode ajudar a fortalecer o seu coração, pois exerce um efeito positivo no coração, artérias, veias e vasos linfáticos, contribuindo para a regulação da pressão sanguínea e da coagulação.

Doenças do cérebro
Doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer têm sido relacionadas a baixos níveis de um hormônio de crescimento neurológico.
A cúrcuma tem a capacidade de aumentar os níveis desse hormônio, além de atrasar seu surgimento e melhorar a memória e a capacidade cognitiva do cérebro.

Tensão
pré-menstrual Um estudo mostrou que o açafrão-da-terra tem se demonstrado eficaz no alívio de sintomas comuns na tensão pré-menstrual.

Problemas na pele
O açafrão-da-terra é um ingrediente muito utilizado em tratamentos de beleza, sendo benéfico para reduzir a acne, para pele seca, pele oleosa, além de ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento e as rugas.
É excelente para tratar as estrias, alopécia, psoríase, queimaduras e até ajuda a eliminar pêlos faciais.

Síndrome do intestino irritável
Um estudo demonstrou que as propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma tem se mostrado benéficas também na redução dos sintomas da SII e esses efeitos também podem se estender a outros distúrbios digestivos, como a colite ulcerativa.

Processos inflamatórios
Uma dieta ruim e hábitos de vida nada saudáveis podem contribuir para o surgimento de processos inflamatórios crônicos, que por sua vez, contribuem para doenças cardíacas, diabetes, problemas nas articulações e mais.

Talvez um dos maiores benefícios da cúrcuma, seja sua potente ação anti-inflamatória, o que faz dessa raiz um excelente aliado no combate as inflamações, sem trazer os efeitos indesejados encontrados nos remédios prescritos para esse fim.

Fonte: 10 Ways Turmeric Might Be Superior To Modern Medicine

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.