10 mitos sobre alimentação saudável

É difícil, mas necessário se desfazer de alguns estereótipos; afinal, eles limitam nossas opções e oportunidades. Especialmente quando o tema é alimentação.

Justamente por isso, fizemos uma lista com algumas crenças populares sobre alimentação saudável, mas que na realidade não passam de mentiras.

Mito # 1. Fazer refeições depois das 6 horas da tarde faz mal.

Com o ritmo de vida moderno, fazer refeições após as 18 horas não é apenas possível, como também necessário. Muitas pessoas vão dormir mais tarde do que nossos antepassados.

O jejum pode afetar negativamente nossa saúde. O certo é que você não deve jantar 3 horas antes de dormir. Além disso, o jantar precisa ser leve.

Mito # 2. Gorduras fazem mal ao organismo.

As gorduras são consideradas prejudiciais à silhueta e à saúde em geral, mas não é necessariamente assim. Sem gorduras, o metabolismo saudável é praticamente impossível.

Sem esses elementos, as vitaminas A e E não são absorvidas, e os hormônios sexuais praticamente deixam de ser fabricados. A deficiência em gorduras provoca o envelhecimento precoce da pele e afeta o fígado.

Portanto, os óleos, sobretudo os vegetais, devem ser limitados, mas não cortados totalmente da sua dieta. É melhor comer menos alimentos que contêm gorduras escondidas e nem sempre saudáveis: embutidos, maionese, biscoitos, tortas.

Capturar

Mito # 3. Comer entre as refeições faz mal.

Comer entre as refeições é necessário. Todo ser humano que cuida da própria saúde deve, periodicamente, repor as reservas de energia. Mas esses lanches devem ser balanceados. Por exemplo, você pode ingerir nozes ou frutas.

Mito # 4. Produtos orgânicos são sempre saudáveis.

Os produtos que se dizem ’orgânicos’ em suas embalagens (ou seja, que foram produzidos sem agrotóxicos ou suplementos alimentícios), muitas vezes não são muito diferentes de outros produtos. Mas seu preço é consideravelmente mais alto.

Mito # 5. Não se deve consumir carboidratos.

Existem carboidratos de dois tipos: simples e complexos. Geralmente, nós adoramos consumir os simples, presentes no açúcar, chocolate, geleias, mel, frutas e sucos doces, pão branco e batatas.

Já os carboidratos complexos devem ser consumidos por quem quer ter uma alimentação saudável. Deve-se comer com mais frequência os cereais, feijões, verduras, frutas carnosas e ervas frescas.

Mito # 6. Frutas e verduras perdem suas propriedades quando congeladas.

As tecnologias modernas de congelamento permitem manter praticamente todos os elementos saudáveis. Especialmente para a temporada de inverno.

Mito # 7. A dieta da combinação de alimentos ajuda a emagrecer.

É mentira. O conjunto de fermentos produzido pelo estômago e pelo pâncreas permite digerir, ao mesmo tempo, proteínas, gorduras e carboidratos.

Até hoje, não existem provas científicas de que separar alimentos proteicos dos que contêm carboidratos ajuda a reduzir o peso.

As pessoas que escolhem este método para emagrecer só perdem peso porque adquirem mais consciência sobre o que ingerem, e escolhem produtos com baixas calorias.

Mito # 8. Pão escuro beneficia mais o organismo que o pão branco.

A cor escura do pão não quer dizer que ele tenha muita fibra. A cor pode ser obtida com corantes cor de caramelo. A quantidade de calorias de ambos os tipos de pão é praticamente idêntica, logo o escuro pode provocar ganho de peso tanto quanto o branco. Os mais saudáveis e ricos em vitaminas são os integrais sem fermento.

Mito # 9. Sucos são tão saudáveis quanto as frutas.

Sucos praticamente não contêm a valiosa fibra. A quantidade de vitaminas e minerais é reduzida drasticamente durante o preparo. Portanto, se tiver oportunidade, é melhor consumir frutas inteiras e frescas.

Mito # 10. Sushi e rolls são comidas diet.

Sushi e rolls em si não prejudicam a silhueta. Apesar de que o arroz branco usado nesses pratos não é o produto mais diet do mundo.

O maior perigo é causado pelo molho de soja, pela maionese que às vezes é usada nesse tipo de comida e pelo queijo cremoso. Todos são muito calóricos. Além disso, o shoyu possui muito sódio.

Tradução e adaptação: Incrivel

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.