10 remédios naturais para dor de sinusite

Antes de recorrer a antibióticos, experimente estes remédios para seios paranasais para ajudar na dor e no congestionamento.

A maioria das pessoas sentem dor e pressão nos seios paranasais em algum momento de suas vidas e algumas se recuperam sem qualquer medicação prescrita. Mas há uma série de remédios naturais que podem oferecer alívio para os seios paranasais, se seus sintomas são provenientes de uma constipação comum, alergias, ou uma infecção sinusal (sinusite).

Os seios paranasais são bolsos vazios dentro dos ossos ao redor do nariz. Eles produzem muco, que é drenado dentro do nariz.

Se o seu nariz está inchado devido à inflamação, isso pode bloquear os seios paranasais e causar dor, congestão, gotejamento pós-nasal, tosse, dor de dente ou facial. A sinusite pode ser aguda, com duração de até quatro semanas, geralmente após uma constipação, ou pode ser crônica, com duração de meses ou mesmo anos, com ou sem sintomas.

remédios naturais para dor de sinusite

Alergias, problemas nasais, e certas condições, tais como a fibrose cística, também podem causar sinusite aguda e crônica, de acordo com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Tente estes 10 remédios naturais para o alívio da dor do seio paranasal e para ajudar a quebrar o ciclo de dor sinusal:

1. Lave suas passagens nasais.

“Há muita discussão sobre quais remédios de dor sinusal funcionam, mas o spray de soro fisiológico e lavagens com usando um Neti Pot são indiscutíveis”, diz Spencer C. Payne, MD, professor associado de otorrinolaringologia – cirurgião de cabeça e pescoço na Universidade da Virgínia em Charlottesville. Uma lavagem salina dilui o muco e ajuda a eliminá-lo das passagens nasais.

“Lavagens salinas foram estudadas e provaram ser eficazes, denvo ser a primeira linha de defesa contra a sinusite,” diz o Dr. Payne.

Se você tem problemas de sinusite, Payne recomenda o uso diário de um Neti Pot com uma solução salina ou outro dispositivo para manter os seios paranasais úmidos, aumentando a frequência de uso quando você estiver lutando contra um resfriado ou alergias.

2. Tente bromelaína.

Vendido como um suplemento, a bromelaína é uma proteína encontrada nas hastes dos abacaxi. Durante anos, tem sido usada por lutadores para reduzir o inchaço.

“Bromelaína parece ser benéfica e ajuda a reduzir o inchaço nas passagens nasais”, diz Robert Graham, MD, MPH, um internista no Hospital Lenox Hill em Nova York e professor assistente na Escola de Medicina Hofstra North Shore-LIJ.

Consulte o seu médico em primeiro lugar, porque a bromelaina pode interagir com outros medicamentos que você está tomando. E não se esqueça de seguir as instruções de dosagem exatas.

3. Tome um vapor.

Vapor de água quente pode ajudar a umedecer os seios paranasais. “Borrife algumas gotas de eucalipto ou mentol no chuveiro e vaporize-o, ” Dr. Graham sugere.

“Uma ducha ou banheira cheia de vapor quente também pode ajudar a soltar o muco e detritos que estão presos dentro de seu nariz”, diz Sam S. Rizk, MD, médico de ouvido, nariz e garganta e cirurgião plástico facial  da cidade de Nova York.

4. Beba bastante.

Manter-se hidratado ajuda o corpo de muitas maneiras, incluindo manter seus seios paranasais úmidos. Beba água durante todo o dia, e evite bebidas com cafeína ou alcoólicas, que podem causar desidratação, diz Graham.

Embora a ingestão de líquidos recomendada varia de pessoa para pessoa, uma boa dica é beber pelo menos oito copos de água de 240ml por dia. Como você sabe se está ingerindo líquidos o suficiente? “Se a cor da sua urina está clara, você está hidratado”, diz Graham.

5. Tempere bastante.

Alimentos picantes como a mostarda, pimenta, caril, rábano e wasabi podem ajudar a limpar os seios paranasais, diz Graham.

Se você gosta de especiarias, considere adicionar algumas especiarias “quentes” para as suas refeições, que vão auxiliar a abrir suas passagens nasais.

6. Sua casa à prova de alergia.

As alergias podem piorar a dor sinusal. As últimas diretrizes da Academia Americana de Otorrinolaringologia – são para controlar seu ambiente doméstico. Livre-se de ácaros da poeira com a instalação de um sistema de filtro de ar, usar colchão com proteção anti-alérgica e manter animais de estimação fora do quarto para ajudar a reduzir as alergias.

7. Use um umidificador.

Um umidificador pode manter o ar úmido, mas não se esqueça de mantê-lo limpo, especialmente se você tem alergias à mofo, diz Satish Govindaraj, médico, professor associado de otorrinolaringologia e neurocirurgia no Hospital Monte Sinai, em Nova York.

Um umidificador sujo pode produzir mofo. E você só deve usar um umidificador durante os meses secos, e não quando está úmido. Além disso, repare no nível de umidade na sala, Payne acrescenta.

“Trinta e cinco a 50 por cento de umidade é o ideal”, diz ele. “Se você notar que as janelas estão embaçadas, o nível de umidade está muito alto.”

8. Aplique compressas quentes.

“Você pode usar uma compressa quente para ajudar a manter os tecidos nasais úmidos,” diz o Dr. Rizk. “Ou, encher uma tigela ou panela grande com água fervente e colocar o seu rosto sobre ela. Use uma toalha em torno de sua cabeça para respirar o vapor melhor.

“Basta ter cuidado para não se queimar. Você também pode usar a compressa quente com uma compressa fria, o que pode ajudar a aliviar a dor da sinusite.

9. Não corra atrás de antibióticos imediatamente.

Usando antibióticos indiscriminadamente pode causar resistência a antibióticos e o desenvolvimento de supermicróbios, além disso, pode não ser eficaz no tratamento da maioria dos casos de sinusite.

“Menos de dois por cento destas infecções são bacterianas”, diz Payne. “A maioria é viral e deve ser tratado sem antibióticos.” A chamado “espera vigilante” pode ser indicada. O seu médico pode sugerir um período de espera de sete dias sem antibióticos para ver se você melhora por conta própria.

Na verdade, de acordo com um estudo publicado no JAMA, em 2012, para os casos agudos de sinusite, antibióticos surtiram pouco efeito para reduzir os sintomas, num período de três dias de tratamento e só ajudaram um pouco no sétimo dia.

10. Saber quando procurar um médico.

“Se a dor sinusal não melhorar com a ajuda sem prescrição, o médico pode realizar uma tomografia computadorizada do nariz e dos seios paranasais para procurar bloqueios anatômicos que podem ser tratados cirurgicamente, tais como um desvio de septo nasal ou pólipos nasais,” diz Rizk.

Se a dor do seio paranasal dura uma semana ou mais e você têm febre, procure um especialista em ouvido, nariz e garganta, porque você pode precisar de um tratamento mais agressivo do que remédios naturais fornecem.

Fonte:  lifezoner

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.