4 pontos no seu corpo que se pressionados aliviam suas dores de todos os dias

Essa técnica é simples e você pode já ter ouvido falar dela.

A chamada acupressão é uma técnica medicinal que pertence a uma das linhas da medicina tradicional chinesa na qual também se encontram a acupuntura e a digitopuntura.

É uma forma de aliviar as dores ou estimular o funcionamento dos órgãos internos por meio da pressão de pontos nas mãos, nas plantas dos pés, nas orelhas e em algumas partes específicas do rosto.

Para a medicina tradicional chinesa, estes pontos estão ligados energeticamente com o interior do nosso organismo por meio de canais vitais, nervos, veias ou artérias. É por isso que, ao pressioná-los, você pode perceber o reflexo em outros lugares do seu corpo, inclusive no seu interior e em órgãos vitais.

Hoje você vai conhecer quais são os pontos de acupressão associados às dores mais comuns. A próxima vez que você tiver alguma dor de cabeça ou de estômago, tente esta alternativa natural antes de tomar um monte de remédios. E não deixe de consulta-lo se a dor persistir.

4efdsfer344343423

O estímulo de pontos da digitopuntura se consegue por meio de massagem profunda no ponto preciso. O ideal é fazer a pressão de forma profunda. Para isso, o melhor é usar a ponta ou o nó dos dedos.

A duração das massagens varia de 2 a 5 minutos, dependendo da resistência do seu corpo, e você pode repetir o processo até 3 vezes ao dia.

É importante que não exagere porque você pode estimular demais algum canal energético ou algum órgão, prejudicando assim os seus nervos.

Estes são os pontos mais utilizados na acupressão e os sintomas ou dores que o estímulo em cada um deles pode aliviar:

102405-650-1447921501
O estímulo do ponto GB20, também conhecido como Feng Chi, ajuda a aliviar dores de cabeça, enxaquecas, visão turva por causa do cansaço, fadiga e sintomas iniciais da gripe.

Ele está localizado na base do crânio, alinhado à coluna vertebral. É recomendável massagear este ponto com dois polegares. Ao pressioná-los, o massageado deverá sentir uma espécie de contração.

102305-650-1447921501
O estímulo do ponto L14, conhecido também como Hoku, ajuda a aliviar sintomas de estresse, dores faciais, dores de cabeça, dores nas mandíbulas (ou nos dentes) e tensão na nuca.

Este ponto está localizado no arco entre o dedo indicador e o polegar. Você deverá pressionar este ponto para alcançar o alívio. Se o objetivo é curar uma dor de cabeça, a massagem pode se estender mais do que cinco minutos, até o momento em que a dor começar a passar.

102355-650-1447921501
O estímulo do ponto LV3, ou Tai Chong, ajuda a aliviar sintomas de estresse, dores na parte baixa das costas, região lombar, pressão alta, cólicas menstruais, insônia e ansiedade.

Ele está localizado entre os tarsos do polegar e do segundo dedo do pé. É recomendável que a massagem sobre este ponto seja leve e circular, uma vez que há muitos ossos frágeis nessa região.

102255-650-1447921501
Por último, o estímulo do ponto ST36 — ou Zu San Li — ajuda a aliviar problemas gastrointestinais, náuseas, vômitos, má digestão ou dor de estômago. Este ponto também ativa as funções do sistema imunológico, serve para prevenir o contágio de vírus e mantém as defesas sempre altas.

Agora que você já sabe o que é a acupressão e quais os pontos que podem ajudar a aliviar dores e prevenir problemas, você pode usá-la como uma ferramenta para se manter sempre saudável. Desta forma, você não precisa tomar remédios alopáticos ou carregados de toxinas.

Fonte: Incrivel.club

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.