5 razões terríveis para nunca mais usar aparelho com microondas

O microondas é um dos aparelhos de cozinha mais convenientes. Quando não se tem tempo suficiente para esquentar a comida no fogão, não há problema – basta colocar no microondas e aquecer!

Mas qual é o custo da conveniência do microondas?

Os fornos de calor convencionais cozinham os alimentos lentamente, de fora para dentro. Um forno de microondas, por outro lado, utiliza pequenas (micro) ondas de rádio de alta potência para agitar as moléculas dos alimentos. É semelhante à maneira como o sol aquece seu rosto – por radiação.

E é aí que começa o problema.

Problema # 1 – radiação

Microondas não contêm toda a radiação que eles produzem, o que é uma das razões que nos é dito para evitar ficar muito perto deles.

Com o tempo a vedação da porta do microondas se desgasta, e o vazamento excede os limites impostos pela Agência de Saúde e pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, danificando as cataratas, o cérebro, o sistema nervoso e o sistema linfático com a exposição repetida.

microwave-FI-759x419

Problema # 2 – reduz os nutrientes

Embora seja assustador pensar sobre como a radiação do microondas afeta as pessoas e objetos ao redor do aparelho, as coisas crescem ainda mais preocupante quando você olha o que acontece aos alimentos dentro de um forno de microondas.

Um estudo do Journal of the Science of Food and Agriculture descobriu que o brócolis quando colocado no microondas perde até 97% de seus antioxidantes benéficos, em comparação com 11% de perda quando o brócolis é cozinhado no fogão.

Outro estudo publicado no Journal of Nutrition descobriu que o alho se colocado no microondas por 60 segundos perde todas as suas propriedades de combate ao câncer.

Problema # 3 – reduz a digestibilidade

Um estudo do Journal of Food Science and Nutrition descobriu que cozinhar alimentos não produziu alteração na sua digestibilidade. Porém ao usar o microondas, resulta em 25% a alteração do alimento ao ser digerido.

Os problemas digestivos foram os causados de ​21,7 milhões de mortes nos EUA em 2010.

Problema # 4 – diminui na qualidade do sono

Você sabia que microondas também estão presentes em telefones celulares? Entre a popularidade do microondas e dos smartphones, não é nenhuma surpresa que milhares de ondas de rádio são bombeados contra o nosso corpo, todos os dias.

Um estudo do Journal of Chemical Neuroanatomia descobriu que a exposição a este nível de radiação pode resultar em fadiga, dores de cabeça e insônia.

Problema # 5 – falta de inspiração

As microondas provocam altos níveis de perturbação na posição alfa, beta e delta no cérebro. Os resultados negativos incluem perda de memória, redução do emocional e diminui a capacidade de concentração.

As microondas poderia ser um fator que contribui para o TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade?

Fonte: davidwolf

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.