5 sinais de desequilíbrio hormonal que você não deve ignorar

Já notou alguma vez que algo não está indo bem com você? As coisas parecem não estar indo bem com sua saúde e você não consegue apontar a causa?

Seus amigos e colegas de trabalho já comentaram que você não parece mais o mesmo ultimamente?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Apesar das causas serem as mais variadas, um desequilíbrio hormonal é algo a ser levado em consideração. Criado pelas glândulas endócrinas, essas substâncias químicas regulam mais do que algumas funções corporais, incluindo o humor e o apetite. Eles tem também um papel importante no sistema reprodutivo.

Quando os hormônios estão muito altos ou muito baixos, mudanças comportamentais sutis e até severas podem surgir.

Veja alguns sinais que podem indicar que você está com um desequilíbrio hormonal:

Mudanças na Pele
O surgimento da acne em certas partes do rosto feminino podem indicar até certo ponto um desequilíbrio hormonal. Uma espinha indesejada aqui e ail não devem ser motivo de preocupação, pois a acne pode ser causada por muitos outros fatores.

Entretanto, se essas condições de pele persistirem, o motivo pode ser um hormônio que seu corpo está produzindo em excesso. Olheiras também são outro indicador de que seus hormônios não estão sendo produzidos nos níveis apropriados.

Baixos níveis de testosterona em homen e progesterona nas mulheres podem prejudicar o sono, levando ao surgimento dessa descoloração abaixo dos olhos.

Queda de cabelo excessiva
Esse sinal é mais frequente do que os outros, e apesar da queda de cabelo ser associada com o envelhecimento, se chumaços de cabelo começarem a cair, pode ser uma forma do seu corpo dizer que os hormônios não estão bem regulados. Se isso ocorrer, talvez seja melhor procurar um especialista para checar seus hormônios.

Um Desejo de Ficar na Cama
Há duas razões pelas quais uma pessoa tem o desejo de ficar na cama o dia inteiro: depressão ou cansaço. Ambos podem ser relacionados a problemas hormonais. Se você está dormindo bem mas nunca se sente descansado, a progesterona pode ser a culpada.

Além disso, a depressão também pode deixar a pessoa com mais vontade de dormir que o normal.

Nas mulheres, os níveis hormonais também estão ligados ao ciclo menstrual e mudanças durante os diversos estágios da vida naturalmente elevam ou diminuem os níveis hormonais, levando à depressão e ansiedade em algumas mulheres. Um exame simples pode te dar mais detalhes sobre se os seus níveis hormonais estão muito baixos.

Ganho de Peso
Ganhar alguns quilos pode fazer parte também do quadro de uma pessoa com depressão ou ansiedade, mas quando uma quantidade significativa de peso é ganha num curto período de tempo, os hormônios podem ser os responsáveis especialmente se você tem uma dieta balanceada e é uma pessoa ativa.

Alterações nos Seios
Dependendo da quantidade de estrogênio que uma mulher possui, mudanças sérias podem ocorrer no seu tecido mamário. Muito estrogênio pode produzir caroços, enquanto pouco pode deixar o tecido mais fino, tornando os seios mais sensíveis. Se você notar algum desses sinais, procure a ajuda de um especialista.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.