6 alimentos que não devem ir ao micro-ondas!

Há certas coisas em nossa cozinha que nos acostumamos tanto a ter por perto, que sentimos que não poderíamos mais viver sem elas. Há geladeiras, torradeiras, pias com água corrente e, o mais importante, microondas.

Os microondas trabalham usando um tubo de vácuo de fantasia chamado magnetron, que gera pequenas ondas de radiação que aquecem nossa comida por dentro, ao contrário de uma chama ou bobina elétrica que cozinharia nossa comida do lado de fora.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=-vZEE7HOA9

Devido ao uso de radiação, muitas pessoas ainda não possuem microondas em casa, embora já existam há décadas, e vários estudos comprovaram com sucesso que as ondas de radiação refletem a tela metálica embutida na porta de vidro, e podem não escape do microondas em si.

Então, como as ondas não podem nos prejudicar, elas podem prejudicar nossa comida?

Esta é uma lista de alimentos comuns diários que podem ser prejudiciais à sua saúde, dependendo da forma como são armazenados, cozinhados ou reaquecidos:

Frango
Frango é uma opção de jantar muito comum que as pessoas, e freqüentemente reaquecem para comer nos próximos dias. A composição da proteína, no entanto, pode ser alterada quando reaquecida, especialmente se não estiver quente durante todo o processo.

Comer frango re-aquecido pode lhe causar problemas desagradáveis no estômago, então faça isso com cuidado. Ovos
Os ovos funcionam basicamente da mesma forma que o frango, então quando você reaquece os ovos que já foram cozidos, as proteínas mudam e podem afetar negativamente o seu sistema digestivo.

Cogumelos
Ainda outro alimento cheio de proteínas complexas, com um prazo muito mais curto do que os alimentos acima mencionados. Cogumelos devem sempre ser consumidos imediatamente após o cozimento, ou então seu valor nutricional começa a se deteriorar rapidamente.

Espinafre, aipo e beterraba
Estes três vegetais e outros, como alfaces e nabos, são ricos em nitratos que liberam propriedades cancerígenas quando aquecidos pela segunda vez.

Batatas
As batatas são um pouco mais complicadas, e o problema com elas tem a ver com o modo como elas são armazenadas, e não tanto com o processo de reaquecimento. Se você deixá-los esfriar na mesa de jantar antes de guardar qualquer resto na geladeira, o ambiente é perfeito para uma bactéria rara se espalhar.

Esta bactéria não pode ser morta no microondas, então a melhor coisa a fazer é apenas refrigerá-las o mais rápido possível. Óleos
Vários tipos de óleos podem ficar ruins quando reaquecidos, como óleo de semente de uva, óleo de abacate ou óleo de noz, e nunca devem ser reaquecidos. Evite usá-los para evitar problemas.

Quando cozinhar o jantar amanhã, leve isso em consideração. Faça apenas o suficiente para alimentar todos, para que não haja sobras ou deixe de fora qualquer um dos ingredientes dessa lista. De qualquer maneira, é mais seguro do que expor-se a propriedades tóxicas ou cancerígenas sobre as sobras.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.