6 benefícios medicinais comprovados da levedura de cerveja

Descobertas fantásticas são freqüentemente feitas quando as pessoas menos esperam. Um grande exemplo disso é como a massinha de modelar foi inventada.

Foi originalmente usado para limpar o papel de parede. Eventualmente, os professores descobriram que ele poderia ser usado como argila de modelagem porque não continha nenhum produto químico tóxico.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Os proprietários mudaram o nome para o que hoje conhecemos como Play-Doh e começaram a comercializá-lo em escolas e lojas de departamento. O resto é história.

Outro ótimo exemplo é a levedura de cerveja. Ela basicamente vem do que fica no fundo dos tanques que fazem cerveja. Um dia, alguém percebeu que esse sedimento poderia ser saudável e poderia ser usado por nossos corpos.

Agora, muitas pessoas o usam porque é rico em vitamina B. Outros o usam por seu alto teor de proteína, e outras pessoas ainda o usam por causa da fibra que ele contém.

Não importa o motivo pelo qual as pessoas o tomam como suplemento, todos concordam que foi um acidente maravilhoso que revelou o valor nutricional da levedura de cerveja.

Talvez você nunca tenha tomado, mas esteja interessado em outros benefícios que possa ter. Dê uma olhada em alguns exemplos específicos de como isso pode melhorar sua saúde.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

Esta é uma excelente notícia para aqueles que sofrem de diabetes. Pesquisas recentes provaram que o conteúdo de fibra na levedura de cerveja ajuda o corpo a diminuir a velocidade com que absorve açúcar. A levedura de cerveja também melhora a sensibilidade à insulina com seus níveis de cromo.

Melhora a Digestão

Como é uma boa fonte de probióticos, a levedura de cerveja ajuda a equilibrar as bactérias em nosso intestino. Aqueles que sofrem de problemas digestivos como a SII poderiam ter reduzido os níveis de dor com uma dieta constante de levedura de cerveja. E ela também tem efeito antiinflamatório nos intestinos.

Algumas pessoas têm reações negativas aos antibióticos, em parte devido ao desequilíbrio causado pela remoção do sistema digestivo de boas bactérias. Nestes casos, a levedura de cerveja diminuiu a severidade e frequência da diarréia.

Aumenta Absorção de ferro

A citada vitamina B2 ajuda o corpo a absorver totalmente o ferro. A levedura de cerveja é abundante em riboflavina que combate a anemia e os sintomas associados à falta de ferro. Além disso, a riboflavina ajuda a impulsionar o metabolismo que nos mantém em movimento e nos sentindo menos lentos.

Melhora visão

Não só a levedura de cerveja tem riboflavina (B2) que tem sido associada à visão melhorada, ela também contém tiamina (B1).

Tradicionalmente, os profissionais médicos acreditam que os baixos níveis de tiamina desempenham um papel importante na aparência do glaucoma.

Finalmente, rica em antioxidantes, a levedura de cerveja combate os radicais livres que prejudicam a saúde dos nossos olhos.

Alívio da enxaqueca

Em alguns testes, a riboflavina mostrou-se promissora na redução da frequência de dores de cabeça. Os pacientes que fizeram tratamentos com riboflavina tiveram menos enxaquecas e também foram capazes de reduzir significativamente o uso de medicamentos prescritos para dores de cabeça.

Cérebros mais saudáveis

Todos nós gostaríamos de ter mais saúde cerebral, e a levedura de cerveja pode ajudar nisso. Com todas as vitaminas B que contém, este complexo ajuda na cognição.

Os níveis de tiamina combatem o Alzheimer e outros problemas relacionados com a demência e muitas das outras vitaminas combatem a inflamação e os radicais livres que causam estragos no nosso sistema nervoso central.

Fonte: 6 Proven Medicinal Benefits of Brewers Yeast

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.