7 simples truques para limpar a casa sem usar detergentes químicos

Você sabia que alguns detergentes nos prejudicam mais do que nos beneficiam? Sim, isso é verdade porém embora seja impossível evitar totalmente o uso de produtos químicos, podemos tentar reduzir seu uso ao mínimo necessário.

Veja agora alguns truques para limpar a casa usando apenas substâncias que são encontradas em qualquer cozinha ou na farmácia da esquina.

Azulejos do banheiro

limpeza-casa-detergente-9866845964 (1)
Você vai precisar de:
1/4 de xícara de água oxigenada.
1 colher (café) de sabão líquido.
1/2 xícara de bicarbonato.

Aplicação:
Misture todos os ingredientes.
Para limpar pequenas sujeiras, aplique o líquido em uma esponja úmida e esfregue os azulejos. Depois, lave a superfície com água.
Para as sujeiras mais difíceis, aplique o líquido nos azulejos e no rejunte e deixe agir por 10 minutos. Nesse tempo, a sujeira irá se dissolver, e será mais fácil removê-la. Repita o procedimento e lave a superfície com água.
Para que o banheiro permaneça limpo por mais tempo, utilize o seguinte método: misture água com vinagre na proporção de 1/1 e borrife o líquido sobre os azulejos 2 vezes por semana.

Colchão

limpeza-casa-detergente-9866845964 (2)
Você vai precisar de:
235ml de água oxigenada a 3%.
3 colheres de bicarbonato.
Uma gota de sabão líquido.

Aplicação:
Faça a mistura momentos antes da limpeza: é quando ela atua com mais eficiência.
Misture o bicarbonato e a água oxigenada em um borrifador. Quando o bicarbonato se dissolver, adicione uma gota de sabão líquido.
Agite o borrifador e pulverize o líquido sobre a mancha. Deixe agir durante 5-10 minutos. Para que seque mais rápido, ligue um ventilador e direcione o fluxo de ar exatamente para a mancha.
Retire o excesso de bicarbonato com um aspirador.

Chaleira

limpeza-casa-detergente-9866845964 (3)
Você vai precisar de:
Vinagre.
Aplicação:
Para eliminar as manchas da chaleira ou da panela que você usa para esquentar água, jogue vinagre na proporção de 1/2 e tampe o recipiente. Deixe a água ferver pelo tempo que for necessário para que as manchas sumam. Depois, lave bem o utensílio.

Panelas

limpeza-casa-detergente-9866845964 (4)

Você vai precisar de:
Mostarda em pó (seca).
Bicarbonato.
Aplicação:
O melhor e mais seguro detergente para os pratos é bicarbonato com mostarda em pó, na proporção de 1/3, respectivamente. Misture os dois pós e coloque a mistura em um recipiente de detergente que tenha furos na tampa. É simples.

Vaso sanitário

limpeza-casa-detergente-9866845964 (5)
Você vai precisar de:
Vinagre.
Aplicação:
Para limpar um vaso sanitário, você pode usar vinagre puro. Ele desinfeta perfeitamente.

Sofá de microfibra

limpeza-casa-detergente-9866845964 (6)
Você vai precisar de:
Esponja.
Um frasco de álcool isopropílico (encontrado em lojas de produtos eletrônicos).
Escova.
Bicarbonato.
Aplicação:
Aplique uma pequena quantidade de álcool sobre a esponja e esfregue as manchas. Com ajuda da escova, ’penteie’ os fios do tecido. Para se desfazer do cheiro desagradável, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato.

Refrigerador

limpeza-casa-detergente-9866845964 (7)
Você vai precisar de:
Bicarbonato.
Aplicação:
Dissolva 2 colheres de bicarbonato em um litro de água e use a mistura para lavar todos os compartimentos e paredes internas do refrigerador. Em seguida, passe um pano macio pelos mesmos espaços.
Para se livrar do cheiro desagradável na geladeira, não é preciso comprar produtos especiais. Para isso, você pode usar alimentos encontrados em qualquer cozinha.

Coloque no seu refrigerador:
Pedaços de pão preto.
Copinhos com bicarbonato.
Rodelas de limão.
Carvão.

Fonte: Incrível.club

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.