8 adoçantes naturais e açúcar alternativos

Para manter um coração saudável é recomendado que o consumo de açúcar não ultrapasse de 100 a 150 calorias.

O açúcar afeta cada parte do nosso organismo. Pode causar diabetes, cárie dentária, obesidade, doenças cardíacas, câncer e mau funcionamento cognitivo.

O açúcar que deve ser especialmente evitado é o refinado.
Quando você precisar fazer uso de algum adoçante, procure alternativas mais saudáveis.

As frutas podem ajudar a satisfazer a necessidade do doce, com seu açúcar natural. Mas em uma série de receitas não conseguimos incluir frutas e ai precisamos de outras fontes de açúcar.

Veja essas 8 formas alternativas de açúcar:

– Mel
O mel é um dos adoçantes naturais mais benefícios a sua saúde. O mel é composto de 80% de açúcar natural,18% de água e 2% de vitaminas e minerais.
Possui glicose e frutose.

– Stevia
O stevia é criado a partir das folhas da planta stevia. É mais doce que o açúcar. Possui antioxidantes e propriedades anti-diabéticos. Pode ser usado em todas as receitas. É um ótimo substituto para o açúcar.

– Tâmaras
Outra alternativa saudável ao açúcar são as tâmaras. Fruta doce que vem da palmeira. Ao ficar madura, atinge 80% de açúcar. São boas para a saúde, além de serem de fácil digestão ajudam a quebrar gorduras e carboidratos.
Como possuem muito açúcar é preciso consumir com moderação.

– Xarope de Agave
O néctar da agave é também uma alternativa ao açúcar tradicional. É produzido através das plantas de agave. O sabor é semelhante ao mel. Porém contém uma alta quantidade de frutose.

– Melaço
O melaço é outra alternativa.É feito a partir do processo da produção de açúcar, quando a cana ainda bruta é fervida e seus nutrientes são concentrados. Ele possui um índice glicêmico de 55, podendo ser usado por diabéticos e para pessoas que desejam perder peso.

– Açúcar de coco
Também pode ser utilizado no local do açúcar. É criado a partir da seiva de um botão de flor da palmeira do coco. Seu sabor é doce e semelhante ao açúcar mascavo.

– Xilitol
Outra alternativa é o Xylitol. Feito a partir de fibras vegetais. É benéfico para os dentes, possui poucas calorias e não aumenta muito os níveis de glicose no sangue. Podendo ser consumido por diabéticos também.

– Xarope de Yacon

Outra opção é o xarope de yacon, feito a partir da raiz da planta de yacon que cresce na região dos Alpes. Ele ajuda o organismo a absorver cálcio e outras vitaminas.Auxilia na digestão e no aumento da flora intestinal saudável.
Possui baixo indice glicêmico.

Fonte: Top 8 Natural Sweeteners and Sugar Alternatives

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.