8 fatos impressionantes da manteiga ghee

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Ela está ganhando popularidade nos últimos anos, mas nem todo mundo já ouviu falar da manteiga ghee. A manteiga ghee é a sua própria classe única de manteiga. Quando a manteiga é fervida, os sólidos do leite caramelizam e são removidos. A manteiga ghee é o resíduo concentrado de gorduras puras.

Tem um sabor de noz distinto, e não contém nenhum vestígio de proteínas do leite, açúcares ou água.

É uma das mais altas fontes alimentares de ácido butírico e está cheia de vitaminas e ácidos graxos, tanto insaturados como saturados. Ela também possui ômega 3 e 9.

Semelhante à manteiga, a manteiga ghee deve ser consumida com moderação – não mais de 3 ou 4 colheres de chá diariamente. Muita manteiga ghee pode produzir efeitos nocivos. Veja as maravilhas da manteiga ghee:

1. Constrói ossos fortes

A manteiga ghee é um dos poucos alimentos que é rico em vitamina K, especialmente a vitamina K2. A vitamina K2 é essencial para ajudar o corpo a utilizar minerais, incluindo o cálcio.

Na verdade, esta vitamina potente constrói ossos mais eficientemente do que o cálcio. Manter um nível adequado também pode proteger contra a cárie dentária. Outra função da manteiga ghee é manter as articulações e os tecidos conjuntivos lubrificados, aumentando a flexibilidade.

2. Sistema imunológico reforçado

A manteiga ghee é rica em vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres no corpo. A vitamina A também é encarregada de manter o sistema imunológico funcionando corretamente.

Isso não é tudo! A vitamina A é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, especialmente a colite ulcerativa que de outra forma poderia levar ao câncer de cólon.

3. Aumenta o nível de energia

Uma vez que os especialistas recomendam que os atletas usem a manteiga ghee como uma fonte de energia consistente, talvez devêssemos seguir o mesmo conselho.

Os ácidos graxos na manteiga ghee são rapidamente processados pelo fígado, e queimados como energia. Além de aumentar o metabolismo e níveis de energia, a manteiga ghee ajuda na absorção do corpo de vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K, que aumentam a resistência.

4. Melhora a energia

Enquanto está sendo processado, ghee pode suportar um maior “ponto de ebulição”, em comparação com o óleo de coco ou azeite extra virgem. Isso significa que quando a temperatura sobe para o ponto de fervura ela não irá se quebrar em radicais livres.

Esses radicais livres são moléculas instáveis que criam estragos em nossa saúde, do que vão desde: envelhecimento prematuro ao câncer. Então, quando você consome manteiga ghee, o risco de ingerir esses radicais livres é extremamente baixo.

5. Melhora o aparelho digestivo

Pesquisas revelaram que as pessoas com problemas digestivos não produzem naturalmente ácido butírico. Uma vez que a boa digestão é uma chave para a boa saúde, é essencial incorporar alimentos ricos em ácido butírico em sua dieta para ajudar a digestão.

Este ácido nutre as células nos intestinos, reduz o vazamento de partículas de alimentos não digeridos e auxilia no reparo da parede mucosa.

6. Reduz a inflamação

O ácido butírico é um dos principais ácidos graxos que o corpo necessita para combater a inflamação, especialmente no trato gastrointestinal.

Pacientes que sofrem de colite ulcerativa, doença de Crohn ou outras doenças inflamatórias do intestino deveriam incluir manteiga de ghee em sua dieta.

E de acordo com Ayurveda, esfregar suavemente manteiga ghee nas articulações pode ajudar a aliviar a inflamação, lubrificar as articulações e banir a rigidez da artrite. 7. Melhora a saúde ocular

A vitamina A tem a capacidade de melhorar a saúde ocular e proteger contra vários problemas de saúde relacionados com os olhos. Este antioxidante poderoso auxilia na eliminação e neutralização de radicais livres que atacam as células maculares.

Isto, por sua vez, reduz o risco de degeneração macular e o desenvolvimento de cataratas. O ácido graxo da manteiga ghee aumenta a absorção do corpo desta importante vitamina, bem como outros nutrientes.

8. Pele mais saudável

As propriedades naturais da manteiga ghee podem manter a pele hidratada durante um longo período de tempo. A pele seca acelera o envelhecimento prematuro, incluindo rugas, linhas finas e pele flácida. Veja como aplicar a manteiga ghee:

Aqueça uma pequena quantidade de manteiga ghee até que esteja a uma temperatura confortável. Em seguida, aplique generosamente na pele. Massageie bem durante cinco minutos.

Espere 10 minutos, e em seguida lave para retirar. Repita este procedimento diariamente para ter uma pele brilhante.
Para tratar os lábios rachados, aplique uma fina camada e deixe durante a noite.

Você pode armazenar a manteiga ghee sem refrigeração por anos e ainda permanecerá fresca. Uma vez que os sólidos do leite foram removidos durante o processamento, a manteiga ghee pode ser consumida com segurança por pessoas que são intolerantes à lactose. A manteiga ghee também é uma alternativa para aqueles que procuram um substituto de manteiga.

Fonte: NaturalCures

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.