9 motivos para comer mel todos os dias

Os benefícios do mel, já vem sendo documentados desde o inicio da roma antiga , na Grécia e em textos islâmicos. Pensadores filósofos como Aristóteles( 384-322 aC) e Aristoxenus( 320aC) já escreveram sobre a qualidade do mel.

Além de ser delicioso, possui muitos nutrientes. Uma colher de sopa de mel, contém em media 64 calorias , livres de colesterol, gordura e sódio.
Apesar de ser muito saudável e seu gosto ser maravilhoso, o mel não é consumido frequentemente.

Esse doce natural possui uma composição nutricional ideal para promover uma boa saúde. E é sobre esses benefícios que vamos falar.

Aqui estão 9 motivos para você passar a consumir o mel diariamente:

1. Alivio de Alergias

Com propriedades anti-inflamatórias, o mel ajuda a reduzir reações alérgicas. Por conter vestígios de pólen , o mel estimula o corpo a produzir anticorpos, fazendo com que o organismo libere menos histamina. Consequentemente o corpo passa a ter uma imunidade mais resistente .

2. Elimina a Tosse

A textura espessa do mel, faz com que ao ingerir se acumule uma espécie de revestimento na área da garganta. O que ajuda muito quando há irritação. Além de estimular as terminações nervosas da garganta servindo como um mecanismo de proteção ao tossir.

A Academia Americana de Pediatria, divulgou um estudo referente as propriedades do mel para eliminar a tosse. Onde usaram três variedades de mel :citrus , eucalipto e labiatae, administrando uma dose de 10 gramas em 300 crianças de 1 a 5 anos. E de acordo com os dados da pesquisa, houve uma melhora significativa já na primeira noite de tratamento.

mel

3. Melhora no Sono

O mel pode ser um ótimo para uma noite sem dormir. O consumo de mel faz com que haja um aumento nos níveis de serotonina e de insulina, enquanto que o corpo sistematicamente converte-os em melatonina – um composto que promove e regula o sono. Consequentemente, o consumo de mel melhora tanto a duração quanto a qualidade.

4. Trata Queimaduras e Ferimentos

Muitos se surpreendem ao saber que o mel é um antibiótico natural. Clinicamente, pode ser administrado para uso interno ou externo. É um desinfetante natural contra bactérias, sendo um agente poderoso contra feridas e úlcera.

Recentemente um estudo feito com 59 pacientes onde a medicina tradicional não conseguiu efeito de cura, 58 pacientes apresentaram uma melhoria notável , depois de terem aplicado o mel sobre a ferida.

5. Melhora a Memória

A oxidação do cérebro pode levar a danos estruturais e declínio cognitivo. O mel pode ajudar nesse caso, pois a substância contém níveis elevados de antioxidantes que podem reverter este efeito adverso. O mel também ajuda a absorver o cálcio – um nutriente essencial para a nutrição do cérebro. Acredita-se que estes dois mecanismos do mel podem ajudar a cognição, incluindo a memória.

6.Fornece Energia

Esse adoçante natural contém frutose e glicose, que entram rapidamente na corrente sanguínea produzindo uma explosão de energia.Até mesmo aqueles que procuram o ganho de massa muscular podem se beneficiar com as propriedades enérgicas do mel.

7. Trata a Caspa
O mel é um curandeiro natural potente para a pele . Em um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, os pacientes que aplicaram mel diluído sobre as áreas de descamação do couro cabeludo, tiveram uma redução acentuada . No mesmo estudo, a coceira do couro cabeludo desapareceu dentro de uma semana, as lesões da pele sumiram em duas semanas e alguns pacientes ainda mostraram melhora quanto a queda de cabelo.

8. Ajuda em caso de Refluxo

O mel reduz os sintomas de refluxo ácido. O consumo do mel, faz com que forme uma especie de revestimento do esôfago, o que pode acalmar a irritação . Além de neutralizar os danos internos causados pelo refluxo. O mel ajuda na digestão, o que também previne que ocorra o refluxo ácido.

9.Reforça o intestino

O mel também pode ser usado como probiótico, que fornece sustentação das bactérias saudáveis no intestino.
As bactérias saudáveis são importantes para a digestão , absorção de nutrientes e para equalizar o sistema imunológico.
Devido a suas propriedades , também se imagina que o consumo do mel impeça problemas digestivos, como a doença celíaca, colite, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável.

Fonte: powerofpositivity.com

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.