9 sintomas de que você pode estar consumindo muito açúcar

Quem não é guloso? A maioria das pessoas vai admitir que consomem açúcar em grandes quantidades. Às vezes, é óbvio como quando você adoça o chá ou café, mas o açúcar também está presente em alguns dos nossos alimentos e bebidas favoritos.

As fontes principais de açúcares são: refrigerantes; doces; bolos e tortas; biscoitos; sobremesas de produtos lácteos e bebidas de frutas.

Em muitos casos, o açúcar pode estar presente em comidas de gosto salgado e nem sequer desconfiamos. Por isso, não é surpresa que muitos de nós estejamos consumindo muito açúcar sem saber.

Nesse sentido, é importante entendermos quais os sintomas do excesso de consumo de açúcar no nosso corpo para que possamos melhorar nossos hábitos.

1. Fadiga
O açúcar pode criar a ilusão de que você está com muita energia. No entanto, quando o açúcar no sangue cai, você vai sentir um cansaço repentino.

Para recuperar essa euforia temporária, você corre para a jarra de biscoitos. Considere, em vez disso, adicionar fibra e proteína à sua dieta.

Nutrientes fornecem energia genuína. Como a fibra e a proteína levam mais tempo para serem digeridas, você vai sentir satisfação por mais tempo.

E esses nutrientes não causam picos de energia. Opte por alimentos ricos em proteínas, como ovos, frango, legumes, grãos integrais e frutas.

2. Problemas de coloração
Consumir muito açúcar pode deixar pistas visuais em seu rosto. Aqueles que são sensíveis ao aumento da insulina sentirão uma verdadeira montanha russa em seus hormônios. O resultado pode ser acne ou outros problemas de pele oleosa.

3. Desejo constante por doces
Quebrar um vício em açúcar pode ser difícil. Uma vez que seu corpo recebe habitualmente uma grande quantidade de açúcar, o ciclo vicioso se propaga.

4. Mudanças de humor
Uma nova dose de açúcar pode criar uma pequena explosão de energia e, de repente, você sente como tudo está certo com o mundo e em sua vida.

Quando a energia cai novamente você vai sentir mau-humor e irritação. Por isso as guloseimas são apenas um tratamento temporário para o paladar, mas não estão fazendo maravilhas para o seu humor.

5. Ganho de peso
Não é preciso olhar muito longe para ver onde os lanchinhos estão alojados. Eles provavelmente estão na região da sua barriga. Afinal, o corpo tem que esconder esse açúcar em algum lugar e normalmente fica na barriga.

Se você começar a evitar guloseimas, você pode não precisar comprar roupas novas.

6. Cáries
Dentistas são rápidos para nos lembrar de que o açúcar pode destruir os dentes. É um dos maiores culpados pela degeneração da arcaria dentária.

O açúcar não precisa ser totalmente eliminado de sua dieta. Você só precisa consumir o tipo de açúcar que é saudável, incluindo iogurte com baixo teor de açúcar, leite com baixo teor de gordura ou frutas frescas.

7. Esquecimentos constantes
O açúcar é frequentemente culpado pelos esquecimentos de uma pessoa, o stress elevado e a dificuldade em dormir. Para funcionar corretamente, o cérebro depende de um suprimento constante de glicose no sangue.

Estabilidade é a palavra-chave. Um surto de açúcar repentino seguido por uma rápida queda de energia pode criar confusão na sua atividade cerebral.

8. Os doces perdem seu gosto
As papilas gustativas são os nossos sensores para deixar o nosso cérebro saber o que é um doce. Muito açúcar pode desequilibras as atividades dessas papilas gustativas. Elas não nos concedem a mesma satisfação com o tempo.

9. Depressão
O consumo de muito açúcar pode ser ligado à depressão. Consumir uma quantidade excessiva de açúcar por dia pode causar inflamação no corpo e no cérebro. Estudos revelam que os pacientes clinicamente deprimidos têm uma taxa mais elevada de inflamação cerebral.

Assustador não é mesmo? Entretanto, com substituições alimentares é possível evitar a maioria dos efeitos nocivos do consumo excessivo de açúcar no sangue.

Fonte: 9 Signs You Are Eating Too Much Sugar

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.