Água morna ou gelada? Uma delas está fazendo mal a sua saúde!

Você já deve saber da importância de beber quantidades suficientes de água todos os dias, afinal, estima-se que nosso corpo é 65% composto dessa substância.

Nos casos onde o corpo perde mais líquidos do que ingerimos, podemos entrar em um estado de desidratação e sintomas como dores de cabeça, pele seca, tonturas e cansaço podem se manifestar.

Em casos mais severos, a desidratação pode ocasionar até perda de consciência e desmaios.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Dito isso, já que a água é tão importante para nosso organismo, você já parou para pensar qual a melhor temperatura para consumir a água? Em geral as pessoas costumam gostar mais de consumir a água em temperaturas mais

frias, mas essa talvez não seja a melhor forma. Veja algumas razões do porquê a água gelada pode não ser tão benéfica:

1. Atrapalha o funcionamento do sistema digestivo
Alguns estudos feitos com água gelada demonstraram que tanto a água como outras bebidas geladas contraem os vasos sanguíneos, o que por sua vez, pode prejudicar a digestão e a absorção de nutrientes.

Além disso, nosso corpo acaba tendo uma tarefa adicional de regular a temperatura da água, o que usa energia do seu corpo que estaria sendo utilizada na digestão. O mesmo se aplica a quando fazemos exercícios físicos e começamos a suar: nessas horas, beber água gelada pode até causar danos no trato digestivo.

2. Prejudica a decomposição de gordura Beber água enquanto come não é uma prática muito aconselhada, mas consumir água gelada durante as refeições pode influenciar até na sua perda de peso. Especialistas afirmam que em temperaturas mais baixas, a água começa a solidificar as gorduras dos alimentos, o que torna-as mais difíceis de serem decompostas.

3. Aumenta a probabilidade de ter dores de garganta
Outra razão para não beber água gelada já era conhecida dos nossos avós: quando consumimos água muito gelada, ficamos mais suscetíveis a ter dor de garganta e nariz entupido. Isso se deve ao fato de que, em contato com a água gelada, o corpo produz muco em excesso, como forma de proteger as vias aéreas. Quando elas se congestionam, ficamos mais vulneráveis a processos inflamatórios e infecções.

4. Pode reduzir o ritmo cardíaco Estudos demonstram que a água gelada também pode influenciar no seu batimento cardíaco. Ao consumí-la, estamos estimulando o nervo vago, que tem importante papel na diminuição dos batimentos cardíacos. Esse efeito pode ser muito perigoso, especialmente quando estamos praticando atividades físicas.

Agora que você já sabe os efeitos de beber água gelada, procure evitar esse hábito, para ter uma boa saúde.

Fonte: Cold Water vs. Warm Water: One of Them is Damaging to Your Health

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.