Alimentos especiais para limpar o seu fígado!

O fígado, pesando cerca de 3 quilos em adultos saudáveis, é um dos órgãos vitais do corpo. É responsável por muitas funções importantes relacionadas à digestão, metabolismo, imunidade e armazenamento de nutrientes que o corpo necessita para sobreviver.

Além disso, o fígado é uma glândula que secreta produtos químicos exigidos por outras partes do corpo. Na verdade, o fígado é a única parte do seu corpo que é tanto um órgão e uma glândula.

Um fígado saudável regula a composição do sangue, remove toxinas nocivas do sangue, bem como processa e converte nutrientes absorvidos pelos intestinos durante a digestão. Ele também armazena algumas vitaminas, ferro e glicose.

É também responsável por quebrar insulina, hemoglobina e outros hormônios. Além disso, destrói antigos glóbulos vermelhos e produz substâncias necessárias para coagular o sangue.

Por executar tantas funções vitais, é importante manter o fígado saudável. Uma dieta e um estilo de vida desregrado podem sobrecarregar o fígado, deixando-o incapaz de processar toxinas e gordura de forma eficiente.

Muitos alimentos podem ajudar a limpar, rejuvenescer e desintoxicar seu fígado. Confira os mais importantes:

1. Alho

O alho é ótimo para limpar o fígado, pois ajuda a ativar as enzimas no fígado que eliminam as toxinas. Ele também contém dois compostos naturais chamados alicina e selênio, que ajudam no processo de limpeza do fígado e protegem de danos tóxicos.

Além disso, o alho reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, que podem sobrecarregar o fígado e dificultar seu funcionamento.

Para promover a saúde do fígado, use alho cru fresco em vez do alho processado, picado ou em pó.

Coma de 2 a 3 dentes de alho cru diariamente ou tome suplementos de alho.

2. Toranja

Sendo uma boa fonte de vitamina C, pectina e antioxidantes, a toranja também auxilia o processo de limpeza natural do fígado.

Ele também contém glutationa, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e desintoxica o fígado e ajuda na desintoxicação de metais pesados.

Beba um pequeno copo de suco de toranja recém-espremido ou coma a fruta durante o almoço.

Nota: Se você estiver tomando medicamentos, consulte seu médico antes de comer essa fruta, pois ela pode interagir com certos medicamentos.

3. Beterrabas

As beterrabas são outro alimento poderoso para a limpeza e suporte da função hepática. Com alta concentração de flavonoides e betacaroteno, elas ajudam a estimular e melhorar a função hepática geral. Além disso, beterrabas são purificadores de sangue natural.

Para adicionar beterrabas frescas ou suco para sua dieta diária faça uma salada poderosa de limpeza de fígado com uma xícara de beterrabas picadas ou raladas, duas colheres de sopa de azeite virgem extra virgem e o suco de meio limão. Misture todos os ingredientes juntos e coma duas colheres de chá a cada duas horas durante o dia por uma semana.

4. Limões

Limões ajudar a desintoxicar o fígado, principalmente devido ao antioxidante D-Limoneno que ajuda a ativar as enzimas no fígado. Além disso, a alta quantidade de vitamina C nos limões ajuda seu fígado a produzir mais enzimas usadas na digestão. Limões também aumentam a absorção de minerais pelo fígado.

Faça água de limão em casa, adicionando o suco de um limão a um pote de água. Beba em intervalos regulares. Se desejar, adicione um pouco de mel.

5. Chá Verde

Ao beber chá verde diariamente, você pode ajudar seu corpo a liberar toxinas e gorduras localizadas, além de hidratar o corpo. As catequinas presentes no chá verde ajudam a estimular o catabolismo lipídico no fígado. Isto, por sua vez, evita a acumulação de gordura no fígado. Esta bebida saudável também protege o fígado dos efeitos prejudiciais de substâncias tóxicas como o álcool.

O chá verde também é benéfico no tratamento ou prevenção de doença hepática. As pessoas que bebem chá verde têm um menor risco de desenvolver câncer de fígado.

Beba de 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente. Se preferir, adoce seu chá com mel.

Nota: Evite beber chá verde em excesso, pois pode causar danos no seu fígado e em outras partes do seu corpo.

6. Abacate

Os abacates contêm substâncias que podem reduzir os danos do fígado, pois é rico em glutationa, um composto necessário para limpar toxinas prejudiciais e manter o funcionamento do fígado.

A elevada quantidade de gordura monoinsaturada presente no abacate ajuda a reduzir lipoproteínas de baixa densidade ou o colesterol “mau” e a aumentar as lipoproteínas de alta densidade ou colesterol “bom”. O fígado processa facilmente o colesterol bom.

Além disso, os abacates contêm muitos minerais, vitaminas e nutrientes de plantas que suportam a saúde global do fígado e ajudam a quebrar as gorduras.

Coma de 1 a 2 abacates por semana por alguns meses para aproveitar os benefícios da fruta.

Fonte: top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.