Após esse vídeo, você nunca mais vai ver as batatas do mcdonald’s da mesma maneira

Se você já preparou batatas fritas alguma vez na vida, sabe que não são necessários muito ingredientes para isso: batatas, temperos e óleo para fritar.

Mas você já parou para perceber como as batatas fritas feitas em casa são bem diferentes das que você encontra nas redes de fast food, como o McDonalds?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

De fato, nem toda a batata frita é feita da mesma maneira. No caso do McDonalds, o número de ingredientes utilizados no preparo de suas famosas batatas fritas é de 14.

Será que as batatas fritas do McDonalds são realmente batatas?

Quem descobriu a resposta para essa pergunta foi Grant Imahara do programa de televisão Mythbusters. Ao visitar a fábrica de processamento das batatas do McDonalds em Idaho, Grant fez a engenharia reversa das fritas para descobrir do que realmente elas são feitas. Eis uma lista abreviada dos ingredientes:

– Batatas;
– Óleo de Canola;
– Óleo de Soja;
– Óleo de soja hidrogenado;
– Tempero com sabor de carne;
– Trigo hidrolisado;
– Leite hidrolisado;
– Ácido cítrico;
– Butilhidroquinona (TBHQ); um antioxidante que age na preservação do alimento
– Dimetilpolissiloxano;
– Dextrose.

Nessa lista imensa de ingredientes, três deles se destacam:

Óleo de soja

hidrogenado Talvez a palavra “soja” faça esse óleo parecer saudável e natural, mas não é. Por si só, o óleo de soja não é uma opção muito saudável pois é rico em Ômega 6, um tipo de gordura que já é consumida em excesso na dieta americana.

Esse tipo de gordura também conhecida como gordura trans é tida por experts na área de saúde como a pior gordura de todas. A gordura trans aumenta a produção de substratos pró-inflamatórios no organismo, o que aumenta o risco de desenvolver uma série de doenças crônicas, como diabetes, doenças neurológicas e, principalmente, doenças cardiovasculares.

Segundo sites especializados em saúde, esses são alguns dos problemas de saúde associados ao consumo de gordura trans:
– Câncer;
– Obesidade;
– Asma;
– Degeneração óssea;
– Diabetes;
– Doença cardíaca;
– Diminuição da função do sistema imunológico;
– Problemas reprodutivos.

TBHQ

TBHQ é um tipo de fenol. Fenóis de diferentes tipos são utilizados na fabricação de corantes, resinas e até desinfetantes.

No caso do TBHQ, é o responsável por ajudar as batatas a não estragarem nunca. Nunca mesmo. Ele pode ser encontrado também no biodiesel.

Estudos feitos em laboratório verificaram que essa substância causou aumento do fígado, efeitos neurotóxicos, convulsões e paralisia em animais.

Essa substância foi também adicionada a lista negra da dieta Feingold, destinada para o tratamento de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Dimetilpolissiloxano

Esse ingrediente de pronúncia difícil, é um dos principais utilizados na fabricação de adesivos, selantes de aquário, cosméticos e implantes para os seios.

Ele pode ser muito perigoso, pois um dos seus subprodutos, o formaldeídeo, é conhecido por ser tóxico e é listado como carcinogênico pelo National Toxicology Program.

Desde a primeira publicação desses dados preocupantes sobre os ingredientes contidos em suas batatas fritas, o McDonalds se manifestou, criando uma plataforma interativa em seu website com um FAQ esclarecendo dúvidas sobre seu processo de fabricação.

Essa é uma boa notícia, pois mostra que estão dispostos a serem mais transparentes sobre o que colocam em sua comida. Por outro lado, até o momento nada ainda foi alterado na sua receita original de batatas-fritas.

A lição que podemos ter com essa descoberta é para sempre estarmos alertas sobre aquilo que comemos e que nem toda comida é preparada igualmente.

Estarmos conscientes dos benefícios e dos riscos de certos alimentos certamente nos coloca numa posição melhor para decidir o que é bom para nossa saúde.

Fonte: When You Find Out What is in McDonalds French Fries, You Will Be Shocked!

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.