Aprenda 7 formas de aliviar a sua tendinite!

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

A tendinite é uma patologia crônica caracterizada pela inflamação de um tendão e provoca fortes dores e dificuldades de movimento. O agravamento da tendinite acontece devido à sobrecarga muscular, ou seja, a repetição de movimentos, mas também se dá por envelhecimento.

Alguns dos sintomas mais comuns da tendinite são: sensibilidade nas articulações, rigidez muscular e dores nos músculos atingidos, especialmente à noite.

O tratamento para aliviar a tendinite é uma combinação de remédios orais com unguentos de aplicação local.
Mesmo com o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como parte do tratamento da tendinite, também é possível usar alternativas mais naturais que ajudam a aliviar os sintomas.

Aprenda sete formas naturais para aliviar os sintomas e tratar a tendinite:

1. Terapia do Gelo
Aplicar compressas de gelo é uma ótima opção para aliviar a inflamação e a dor causadas pela tendinite. A terapia do gelo estimula a circulação do sangue na região afetada aliviando a tensão e a rigidez no tendão.
Como funciona?
Pegue alguns cubos de gelo e envolva-os numa toalha ou bolsa térmica. Aplique o gelo na região afetada pela tendinite.
Massageie suavemente de 10 a 15 minutos. Repita essa aplicação até 3 vezes durante o dia.

2. Terapia da água morna
Também é possível tratar a tendinite com a aplicação de água morna. A água morna ajuda a aumentar a temperatura corporal, fazendo com que o fluxo sanguíneo também aumente. Ou seja, banhos de água morna relaxam e ajudam a relaxar os músculos com tendinite.
Como funciona?
Mergulhe o corpo em água morna e relaxe por 20 minutos.
Para completar o tratamento, você pode adicionar óleos essenciais ou sal de Epsom no banho para aumentar o efeito.

3. Chá de salgueiro-branco
O salgueiro-branco possui propriedades anti-inflamatórias e sedativas, cruciais para tratar os sintomas da tendinite.
Por conta disso, o chá de salgueiro-branco alivia o inchaço e a rigidez, que são sintomas recorrentes da tendinite. Veja como preparar o chá:
Ingredientes
1 colher de sopa de salgueiro-branco 1 xícara de água Modo de Preparo Deixa a colher de sopa de salgueiro-branco na xícara de água fervente em fusão por 10 minutos. Coe o chá e beba ao primeiro sinal de dor.
É possível beber o chá até três vezes por dia.

4. Cúrcuma
O composto ativo da cúrcuma se chama curcumina e possui efeito anti-inflamatório e calmante que permite controlar de forma eficaz a tendinite. A cúrcuma é muito versátil, podendo ser usada via oral e via local, aplicando na área afetada pela tendinite.
Como fazer compressa de cúrcuma?
Para fazer uma compressa de cúrcuma, basta misturar duas colheres de sopa de cúrcuma em pó em meio litro de água quente, colocar em uma bolsa térmica e fazer uma compressa com um pano. Aplique na região com tendinite e deixe agir de 15 a 20 minutos.
Repita a aplicação 2 vezes por dia.

5. Arnica
A arnica é uma planta muito conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e sua capacidade de aliviar a dor. Além disso, a planta também controla o inchaço nas regiões inflamadas.
Por conta disso, a arnica é crucial no combate à tendinite, bem como a outras doenças relacionadas à inflamação muscular como a artrose, por exemplo.
Como aplicar a arnica corretamente?
Existem muitas opções no mercado de loções, cremes e soluções de arnica para aplicação local.
Você mesmo pode fazer uma compressa da planta ou aplicar um creme de arnica na região com tendinite.
Use continuamente até que a inflamação seja controlada.

6. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e, além disso, ajuda a melhorar a circulação do sangue. Por conta disso é muito recomendado para o tratamento da tendinite.
Como aplicar o vinagre de maçã?
Faça uma compressa de vinagre de maçã para melhor aplica-lo na região com tendinite.
Misture vinagre de maçã e água morna em partes iguais e aplique por meio de compressas sobre a região com tendinite.
Deixe a compressa atuar por 20 minutos e retire.
Repita essa aplicação até 3 vezes por dia.

7. Aloe vera
A aloe vera possui substâncias chamadas cristais de babosa que possuem propriedades calmantes e confere uma sensação refrescante à pele, o que faz dela uma grande aliada no tratamento da tendinite.
Além disso, a aloe vera é de fácil absorção e possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar a área afetada.
Como usar a aloe vera?
Usar a aloe vera para tratar a tendinite é fácil. Basta esfregar a babosa da planta nas áreas afetadas pela tendinite.
Deixe agir na pele por 30 minutos e enxágue com água fria.
Você pode aplica-la de 2 ou 3 vezes por dia.

Sabemos que tratar a tendinite leva um tempo e pode ser cansativo, por isso, trouxemos essas receitar para ajudar no seu tratamento.
Escolha a receita que mais combina com sua rotina de vida e alivie sua condição de tendinite.

Fonte: melhorcomsaude

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.