Aprenda como cuidar do seu corpo e evitar nódulo na tireoide

Manter o equilíbrio hormonal é crucial para proteger todas as funções de nosso corpo, uma vez que os hormônios são mensageiros químicos que se movem rapidamente em nossa corrente sanguínea, ajudando os órgãos a cumprir suas funções.

A partir do período da menopausa, mulheres e homens passam a conviver com a queda na produção de hormônios e devem tomar cuidados extras para manter sua saúde.

Entretanto, além da queda da produção de hormônios já esperada nesse período, as pessoas também podem desenvolver nódulo na tireoide o que afeta muito o equilíbrio hormonal.

Os hormônios afetam nossa vida de várias maneiras, pois regulam aspectos cruciais como:

– a nossa temperatura corporal;

– o apetite sexual;

– o crescimento e desenvolvimento dos órgãos;

– o raciocínio e o nosso humor;

– o nosso metabolismo, ou seja, nossa capacidade de assimilar nutrientes.

Nesse sentido, o equilíbrio dos hormônios é essencial para a saúde do corpo. Infelizmente, eles podem vir a entrar em desequilíbrio, quando acontecem alterações na glândula tireoide.

A tireoide tem a forma de uma pequena borboleta e está localizada no pescoço, acima da clavícula. Ela produz os hormônios que irão controlar a cadência das várias atividades do organismo, como a eficiência na queima de calorias e o ritmo das batidas do coração, por exemplo.

Devido a esse equilíbrio ser algo delicado, precisamos manter hábitos de vida e consumo saudáveis para evitar qualquer dano, como a formação de nódulo na tireoide, que possa impedir a regularidade da produção e da liberação de hormônios no nosso corpo.

Pessoas com problema de nódulo na tireoide também podem se beneficiar dessas mudanças.

Veja como proteger sua tireoide e melhorar o seu equilíbrio hormonal:

– Aumente o consumo de vitamina D, via alimentos, suplementos ou simplesmente através da luz solar.

– Incorpore algas na sua dieta para beneficiar-se das propriedades do iodo.

– Consuma frutos do mar ricos em selênio.

– Procure nutrir-se com zinco diariamente.

– Procure beber água de coco regularmente

– Beba suco natural e fresco de frutas e vegetais.

– Pratique exercícios regularmente.

– Procure distrair-se em lugares com ar puro, como praia e parques.

– Descanse e procure se divertir para manter um bom humor.

– Saiba como consumir couve, repolho e brócolis. Eles devem ser consumidos regularidade, mas também com parcimônia, uma vez que o excesso de seus nutrientes pode levar ao hipotireoidismo.

– Tente reduzir seus níveis de estresse.

– Retire alimentos embutidos e industrializados da sua dieta.

– Evite alimentos à base de soja.

As dicas são aparentemente simples, mas certos hábitos são, de fato, difíceis de mudar. Não tente fazer tudo de uma vez, apenas incorpore o que for possível dentro da sua realidade.

Com pequenas mudanças, você conseguirá alterar sua vida ao longo do tempo e terá sucesso em melhorar seu equilíbrio hormonal.

Fonte: curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.