Aprenda como escolher o melhor azeite de oliva!

Se você esta sem tempo pra ler a matéria, veja o vídeo abaixo:

A maioria de nós sabe que o azeite de oliva é muito recomendado pelos profissionais de saúde, pois contém gordura saudável para o coração. Esta é a gordura boa conhecida como monossaturada, que devemos incluir em nossa dieta.

Este tipo de gordura é mantém as artérias saudáveis até o nosso envelhecimento.

Mas quando você vê fileiras de vários tipos de azeite no supermercado, você sabe qual a melhor opção? Sabe investigar se realmente é azeite puro ou se foi alterado? Preste atenção nas dicas sobre como escolher o melhor tipo de azeite possível.

Benefícios do azeite para a saúde

1. Evita AVC

Pesquisas indicam que o azeite diminui o risco de acidentes vasculares cerebrais nas artérias obstruídas em até 70 por cento.

2. Combate à osteoporose

Outro benefício do consumo de azeite é que ele combate a osteoporose. As mulheres que estão na menopausa e pós-menopausa estão em uma categoria de maior risco de perda de densidade óssea, por isso as mulheres que se aproximam menopausa devem começar a incorporar o azeite em suas dietas.

3. Previne o Diabetes

Cozinhar com e comer azeite é um grande aliado contra o diabetes. As propriedades do azeite podem controlar e manter os níveis de açúcar no sangue e diminuir a resistência à insulina. Alguns acreditam que é mais benéfico do que uma dieta de baixo teor de gordura.

4. Promove a Saúde Mental

O azeite tem sido associado com a redução do risco de depressão.

Talvez você esteja bastante satisfeito consigo mesmo por consumir azeite regularmente, mas e se for um “falso” azeite? Você pode se surpreender ao saber que cerca de 70% do azeite de oliva vendido não é puro.

A maioria dos fabricantes mistura o azeite com óleo de canola, ou uma versão mais crua do azeite. Eles também podem quimicamente colorir o óleo e adicionar sabor.

Por isso aprenda como identificar o azeite puro.

1. Teste o sabor

Você não precisa ser um especialista em azeite para saber se você está sendo enganado ou não. Qualquer um pode realizar seus próprios testes de sabor.

O falso azeite tem inundado o mercado e muitas vezes é difícil mesmo para os especialistas, determinar o azeite falso. Especialistas em alimentos realizaram testes de sabor em vários tipos de azeites ainda não acertaram 100 por cento. Na dúvida, opte pelo azeite que tem um leve sabor de azeitona.

2. O Teste da geladeira

Coloque o azeite na geladeira. Se for puro, as gorduras monossaturadas escurecem em temperaturas frias. Alguns podem até formar pequenas placas.

Se após 2 horas no frio, o azeite não mudar a textura, não é puro. Os fabricantes estão conscientes desse truque. Assim, eles misturam apenas óleo de canola suficiente para esgueirar-se após o teste frio. Portanto, ainda há alguma incerteza.

3. O Teste de fornecimento

O problema com os dois primeiros testes é que você tem que comprá-los antes que você possa realizar a sua experiência. Então, há uma maneira de determinar se você está comprando azeite real?

O melhor conselho é comprá-lo do lugar certo. Fazer uma viagem para o mercado local do fazendeiro. Ou localizar um único produtor de azeite caseiro.

Aqui estão algumas coisas para observar que pode indicar o azeite não é puro.

1. Selecione os frascos escuros, pois evitam a oxidação do azeite. Os vidros claros e especialmente garrafas de plástico são sinais flagrantes de que o azeite não é puro.

2. Procure o selo de aprovação da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira – OLIVA, ou do INMETRO ou da ANVISA.

3. Evite o azeite “dietético”.

4. O azeite puro virá em garrafas com uma data de colheita e selo de notificação.

5. Só compre o azeite prensado a frio; Os falsos adicionam produtos químicos e são aquecidos.

6. Preste atenção ao preço. Se estiver muito barato, então é possível que seja óleo vegetal.

Gostou das dicas? Preste atenção na sua próxima compra para aproveitar esses e muitos outros benefícios que o azeite de oliva trará para a sua vida.

Fonte: Here’s What You Need to Know Before Buying Olive Oil

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.