Aprenda como limpar um nariz entupido de modos naturais!

Se você está sem tempo par ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

É muito desconfortável não poder respirar adequadamente devido a um nariz entupido. Se o problema de nariz entupido crônico não for tratado, pode causar outros problemas de saúde, como uma infecção no ouvido, uma sinusite, por exemplo.

No entanto, existem muitos remédios naturais para desobstruir o nariz que podem ser feitos em casa. Veja as opções:

1. Inalador Natural

Inalar o vapor é muito eficaz para eliminar obstruções na passagem nasal. Ele também irá garantir que os vasos sanguíneos inflamados permanecem úmidos.

Para usar este método, encha uma panela com água e aqueça-a até ferver. Adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou óleo essencial de eucalipto na água quente.

Em seguida, coloque uma toalha sobre a cabeça e incline a cabeça sobre a panela respirando lentamente. Faça isso por alguns minutos e repita de duas a quatro vezes por dia.

É muito importante notar que este método não é recomendado para crianças com menos de doze anos, mulheres grávidas ou qualquer pessoa com problemas cardíacos, hipertensão ou com algum distúrbio do sistema nervoso.

2. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de diluir o muco nas passagens nasais, para evitar o crescimento bacteriano e acelerar o processo de cicatrização.

Basta misturar duas colheres de vinagre de maçã não filtrado e uma colher de sopa de mel puro numa xícara de água morna. Consumir esta mistura duas vezes ao dia.

Você também pode misturar ½ xícara de vinagre de maçã não filtrado com ½ xícara de água e ferver. Em seguida, retire do fogão e coloque uma toalha sobre a cabeça para inalar o vapor de três a cinco minutos. Repita este método várias vezes por dia.

3. Compressa quente

Compressas quentes também ajudam a afinar o muco do nariz entupido. Para fazer uma compressa quente, mergulhe uma toalha em uma tigela de água quente, retirando o excesso. Dobre a toalha e coloque sobre o nariz e a testa. Repita este método quantas vezes você precisar.

4. Descongestionante natural

Esse método é altamente eficaz para limpar o nariz entupido. Misture três colheres de chá de sal e uma colher de chá de bicarbonato de sódio para armazenar e usar quando for consumir.

Em seguida, adicione uma colher de chá desta mistura para uma xícara de água fervida. Espere amornar para usar no nariz. Incline a cabeça sobre uma bacia e esguiche a solução em uma narina com a ajuda de um conta-gotas.

Mantenha a sua outra narina fechada mantendo a pressão sobre ela com o dedo. Deixe a água escorrer pela narina onde ocorreu a aplicação. Repita o processo com a outra narina. Continue a usar este método uma ou duas vezes por dia.

5. Alho

O alho pode agir como um descongestionante e um expectorante aliviando um nariz entupido. Ferva um copo de água e, em seguida, adicione de dois a quatro dentes de alho.

Deixe-os ferver entre dois e três minutos e adicione ½ colher de chá de açafrão em pó. Misture bem e adicione uma pitada de pimenta preta. Consuma essa sopa de uma a duas vezes por dia.

6. Pimenta Caiena

Pimentas quentes contêm capsaicina, que ajuda a aliviar qualquer inchaço nas vias nasais. Pimenta de Caiena também é um descongestionante natural.

Cozinhe em fogo baixo ¼ xícara de suco de limão e ¼ xícara de vinagre de maçã n uma panela. Em seguida, adicione meia colher de chá de pimenta caiena e meia colher de chá de gengibre em pó.

Então, adicione de duas a três colheres de mel orgânico e misture bem. Armazene essa mistura em um frasco e consuma de uma a duas colheres por dia.

Além disso, você também pode fazer um chá fervendo ¼ de colher de chá de pimenta caiena em pó em uma xícara de água. Beba este chá algumas vezes por dia.

7. Gengibre

O gengibre contém muitas propriedades saudáveis, incluindo a capacidade de tratar o nariz entupido, diluindo o muco e estimulando o sistema imunológico.

Basta ferver uma colher de chá de gengibre fatiado em duas xícaras de água numa panela. Abaixe o fogo, cubra a mistura e deixe cozinhar em fogo baixo por dez minutos.

Beba um copo desta solução enquanto ainda estiver quente. Aproveite para comer as fatias de gengibre. Use a água restante para umedecer um pano. Deite-se e coloque o pano sobre seu nariz e testa. Repita este procedimento duas vezes por dia.

Você também pode misturar uma colher de sopa de gengibre ralado com uma colher de chá de suco de limão fresco e uma colher de chá de mel cru. Tome isso de duas a três vezes por dia.

8. Menta

A menta também ajuda a diluir o muco tornando a respiração mais fácil e confortável. Você pode fazer um creme, misturando algumas gotas de óleo de menta com duas colheres de chá de óleo de coco, em seguida, esfregando a mistura para o nariz.

Além disso, também é possível fazer um chá. Deixe em fusão uma colher de chá de folhas de hortelã-menta fresca ou seca num copo de água quente. O chá pode ser adoçado com mel para um melhor sabor e para benefícios adicionais para a sua saúde.

Já conhecia alguma dessas opções para o tratamento de nariz entupido? Veja qual delas é mais confortável para você e sua família e cuide desse problema.

Fonte: 8 Ways to Clear a Stuffy Nose Naturally

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.