Aprenda como remover naturalmente a placa e o tártaro dos dentes

A placa nada mais é que um filme pegajoso de bactérias que se acumula entre seus dentes, gengiva, língua e até mesmo dentaduras e coroas.

Quando as camadas de placas de combinam com minerais presentes na saliva, endurecem e se tornam uma substancia calcária branca calcificada, chamada de tártaro.

O tártaro cria um cenário ideal para as bactérias que se alimentam dos açucares do alimentos engeridos. Além disso, forma um ácido que quebra o esmalte do dente, levando a cavidade dentárias.

As bactérias também produzem toxinas, causando problemas periodontais.

Vários são os fatores que contribuem para o acumulo de placa, como higiene bucal inadequada, técnica de escovação ruim, escolhas alimentares precárias , hereditariedade e falta de cuidados profissionais.

Uma vez que o tártaro tenha se mineralizado em seus dentes, fica difícil a sua remoção.

Para evitar , além de uma higiene dental regular, você pode usar alguns remédios naturais para remover a placa e o tártaro.

1. Oil Pulling

Uma técnica antiga que ajuda a remover as placas e contribui para a saúde bucal. O óleo de coco extra virgem é ótimo para Oil Pulling, porque é rico em ácido láurico que possui efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos.

Coloque 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem na boca por 15 a 20 minutos.
Cuspa. Não gargareje ou engula o óleo. Escove os dentes naturalmente como de costume. Repita diariamente toda manhã.

remover-a-placa-do-tartaro

2. Bicarbonato de Sódio

Neutraliza os ácidos na boca, reduzindo assim o numero de bactérias nocivas. Além de clarear os dentes.

Coloque uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio, na sua escova úmida e escove os dentes com ele. Enxague com água morna.

Como alternativa, misture 1 colher de chá de sal com 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.
Mergulhe uma escova de dente úmida nessa mistura e escove os dentes com esse pó.
Outra opção é misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio, para formar uma pasta. Use a pasta para escovar os dentes e gengiva, depois cuspa e lave a boca.

Não use bicarbonato de sódio em excesso pois pode danificar o esmalte do dente ao longo do tempo.

3. Goiaba

Tanto a goiaba como as folhas dela, são excelentes para remover a placa acumulada nos dentes e gengiva. Lave algumas folhas de goiaba, mastigue completamente, depois cuspa. Faça isso diariamente.

Pegue um pedaço de goiaba madura, coloque sal e mastigue. Faça isso 1 a 2 vezes por dia, durante alguns dias.

4. Aloe Vera

Eficaz para combater doenças causadas por placas e tártaros. Por ter propriedade antimicrobianas , mata as bactérias que causam acumulo de placa. E ainda combate o mau hálito.

Extraia a polpa de uma folha de aloe vera. Esfregue diretamente nos dentes. Deixe agir por 10 minutos, em seguida enxague com água fria. Use 2 vezes ao dia.

5. Alho

O alho tem sido utilizados a tempos como um remédio caseiro para combater micróbios que causam a placa e o tártaro.

Misture 1 colher de alho em pó com um pouco de azeite. Aplique essa mistura em seus dentes.
Aguarde alguns minutos e depois enxague com água morna.
Você pode fazer isso uma ou duas vezes por dia.

Além disso mastigue 1 ou 2 dentes de alho por dia, irá reduzir o mau halito causado pelas bactérias na boca.

6. Vinagre Branco

O vinagre branco contem ácido acético que ajuda a prevenir a desmineralização do dente, prevenindo e reduzindo o acumulo de placa. Além de ter suas propriedades antibacterianas.

Misture 2 colheres de chá de vinagre branco com 1 colher de chá de sal em 1/2 xícara de água morna.
Use essa mistura para enxaguar a boca de 1 a 2 vezes por dia.

Fonte: top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.