Aprenda maneiras naturais de tratar a intolerância à lactose

Se você está sem tempo par ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

O leite é um ingrediente muito usado na gastronomia em todo o mundo. No entanto existem centenas de milhões de pessoas que não são capazes de processar ou digerir a lactose que está contida no leite.

Mais da metade da população do mundo tem algum tipo de intolerância à lactose, no entanto, nem sempre as pessoas apresentam sintomas dessa condição. Isso é causado por falta de uma enzima chamada lactase, que é necessária para digerir o açúcar da lactose.

Aqueles que com leve intolerância à lactose podem lidar os seus sintomas sem abrir mão de laticínios ou do leite. No entanto, provavelmente terão problemas digestivos o que faz com que consumam leite com menos frequência.

No entanto, as pessoas que tem intolerância crônica sofrem com inchaço, cólicas, diarreia, vômitos, prisão de ventre e dor de estômago. Esses sintomas ocorrem tipicamente entre trinta minutos e duas horas após consumirem leite e derivados do leite.

Felizmente, existem várias maneiras para aqueles que sofrem de intolerância à lactose obterem alívio e fortalecerem a capacidade do seu corpo em processar a lactose. Veja algumas dessas possibilidades:

Consumir Lactase

A intolerância à lactose é causada por uma deficiência de lactase, que é necessária para quebrar a lactose. Portanto, adicionar lactase à sua dieta pode ser muito benéfico.

A lactase em pó ou os suplementos de lactase são vendidos em farmácias e irá digerir o açúcar mesmo antes de você consumi-lo. No caso da lactase em pó, basta adicioná-la ao leite.

Você também pode tomar um comprimido de suplemento de lactase antes ou depois de comer um alimento que contenha lactose.

Eduque-se

Muitas pessoas podem estar cientes de que são intolerantes à lactose, mas podem não conhecer todos os alimentos que contêm lactose, como molhos para saladas, panquecas, doces, sopas e cachorros-quentes.

É importante ler os rótulos dos alimentos e educar-se dos ingredientes que você está consumindo.

Conheça seu corpo

Todos nós temos algum tipo de intolerância a alguns alimentos. Portanto, é importante conhecer seu corpo e como seu corpo responde aos ingredientes. Se você tem uma intolerância à lactose, você será capaz de descobrir qual é o seu limite para consumir alimentos lácteos.

Talvez você possa comer um misto quente, mas se você comê-lo com um copo de leite, poderá passar mal. Lembre-se que você precisa conhecer o seu corpo da melhor forma possível e aprender seus limites para que você possa ajustar a sua dieta para atender às suas necessidades sem passar mal.

Reduza suas porções

Muitas vezes, se você leve intolerante à lactose, é possível controlar seus sintomas, diminuindo a quantidade de leite que consome. Procure consumir uma pequena quantidade de produtos lácteos o quê permitirá que seu corpo faça a digestão de pequenas quantidades de açúcar.

Gengibre

Se você é intolerante à lactose, mas gostaria de consumir uma refeição contendo leite, coma gengibre. Essa raiz ajuda a tratar problemas de estômago, a reduzir cólicas e náuseas, e ajudar na digestão.

Fontes Alternativas de Nutrientes

Quem tem intolerância à lactose tem dificuldade para obter nutrientes adequados, particularmente cálcio e vitamina D. Por isso reponha esses nutrientes, consumindo alimentos ricos em cálcio, como nozes, sementes, frutos secos, feijão e folhas verdes.

Da mesma forma, é igualmente importante consumir alimentos ricos em vitamina D, como peixes, fígado de carne e gemas de ovos.

Kefir

O Kefir é uma alternativa ao leite que não contém lactose. Em vez disso, ele contém culturas ativas vivas, ou probióticos, que ajudam com a digestão. Este produto pode mesmo melhorar a capacidade do seu corpo de processar a lactose.

Chá de camomila

Assim como o gengibre, o chá de camomila tem sido amplamente utilizado para resolver problemas de estômago. Ele neutraliza o ácido do estômago, acalma sua mente e corpo e ajuda a aliviar qualquer desconforto.

Iogurte e queijo duro

Como Kefir, iogurte e queijo duro contêm culturas ativas vivas e níveis mais baixos de lactose. Os probióticos ajudam seu corpo a quebrar os açúcares de lactose.

Substitutos do Leite

Você pode encontrar muitos tipos de substitutos do leite no supermercado que não contêm lactose, mas ainda contêm nutrientes essenciais que nosso corpo precisa. Estes substitutos incluem: leite de soja, leite de amêndoa, leite de coco e leite de cânhamo.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã reveste o estômago com acalmando qualquer desconforto e ajudando com a digestão. Consumir uma colher de chá de vinagre de maçã faz muito bem à saúde do estômago.

A intolerância à lactose não é perigosa, mas o desconforto contínuo em seu estômago pode diminuir a sua imunidade. Essas dicas podem ajudar muito, mas não deixe de consultar o seu médico para tratamentos adicionais.

Fonte: Natural Ways to Deal with Lactose Intolerance

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.