Aprenda o que comer e veja como aumentar o colesterol bom no corpo!

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

O colesterol bom ou HDL não aumenta a chance de coagulação do sangue nos vasos que pode levar a doenças cardíacas como o infarto ou mesmo a um derrame, pois não “gruda” nos vasos sanguíneos.

Em contraste com o colesterol HDL, temos o colesterol “ruim”, conhecido como colesterol LDL que pode entupir as artérias e as veias com placas de gordura, criando inúmeros problemas de saúde.

A interação entre esses dois tipos de colesterol é importante, pois o colesterol HDL ajuda a desobstruir as veias e artérias ao “levar” o colesterol ruim para o fígado durante seu processo normal. Por conta dessa interação, aumentar os níveis de colesterol HDL ajuda muito na melhoria do funcionamento do organismo e evita doenças cardíacas.

Infelizmente, o colesterol bom não é produzido abundantemente pelo organismo e precisa ser reposto por meio da alimentação saudável. Além disso, hábitos não saudáveis como a má alimentação, o tabagismo e o sedentarismo contribuem para diminuir ainda mais o suprimento de colesterol HDL no sangue.

Pessoas com baixos níveis de colesterol bom têm aproximadamente 10% a mais de chance de sofrerem de uma doença coronária, mesmo que o colesterol ruim esteja em níveis aceitáveis.

Ou seja, o que importa é que o nível de colesterol bom esteja acima do nível de colesterol ruim em todas as hipóteses.

Nesse sentido, saiba como aumentar o colesterol bom com dicas simples e partir de uma dieta saudável:

1. Procure perder peso
Pessoas com um peso na média do IMC tem um aumento de 5% a 20% na produção de colesterol HDL. Cortar açúcares, por exemplo, ajuda a evitar que o excesso de energia que o açúcar provém, deixe de ser usado pelo corpo e vire gordura. A gordura ajuda na produção de colesterol ruim (LDL) no corpo. Por conta disso, diminuir a produção de LDL ajuda a melhorar a relação entre os dois tipos de colesterol e manter os níveis de colesterol bom, acima dos níveis de colesterol ruim.

2. Evite consumir a gordura trans
Existem vários tipos de gordura e como falado anteriormente, algumas delas não se relacionam diretamente à produção do colesterol bom. O caso da gordura trans é diferente. A gordura trans fica no lugar do colesterol bom. Ou seja, quando o colesterol HDL vai circular pelos vasos sanguíneos a gordura trans usa a proteína que o carrega e não permite que o colesterol bom circule corretamente pelo corpo.

3. Aposte nos ômega-3 e 9
Os ácidos graxos poli-insaturados, conhecidos popularmente como os ômegas-3 e 9 ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom em até 3%. Apesar de a proporção ser baixa, em combinação com o ômega 6, eles aumentam a remoção das placas de LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos. Os compostos ômega são encontrados em peixes de águas frias e profundas e óleos vegetais diversos como o óleo de canola, de soja, de girassol, de milho e o azeite de oliva.

4. Pratique atividades físicas
Praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios para o corpo, mas talvez o mais interessante deles seja que praticar atividades físicas 3 vezes na semana pode aumentar em até 30% o nível de colesterol HDL ou o colesterol bom. Além disso, esse percentual aumenta de acordo com a quantidade de atividades físicas que se faz.

5. Consuma bebidas alcóolicas moderadamente
Consumir bebidas alcoólicas pode aumentar a produção de colesterol HDL no corpo para quem consome até 300 ml. Entretanto, consumir muito álcool aumenta o nível de triglicerídeos, então o ideal é mantém o consumo moderado para conseguir os benefícios sem sofrer os efeitos colaterais que promovem doenças cardíacas do mesmo jeito.

6. Pare de fumar
De acordo com pesquisas, pessoas que deixam de fumar, ganham 5% nos níveis de colesterol bom circulando no corpo. Estudos ainda não conseguiram explicar essa correlação, mas de alguma forma o tabaco inibe a circulação do colesterol bom, além de danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de acúmulo de placas de gordura criadas pelo colesterol ruim ou LDL.

Fonte: minhavida

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.