Aproveite os benefícios desses óleos essenciais e tenha uma ótima noite de sono!

Todos nós sabemos como o sono é importante para a nossa saúde. Insônia crônica pode aumentar o risco de doenças cardíacas, como a hipertensão. Se não tratada a insônia pode causar doenças mais graves como o acidente vascular cerebral e diabetes.

Embora saibamos como o sono é importante, ainda temos dificuldades em obter uma boa noite de descanso. Há muitos fatores que podem nos impedir de adormecer, mas os principais são o estresse e a ansiedade.

Quando estamos ansiosos ou estressados, nosso cérebro simplesmente não desliga e a qualidade do nosso sono diminui. Isso gera um ciclo sem fim.

No entanto, apenas algumas gotas de óleos essenciais antes de dormir podem reduzir o estresse e a ansiedade, permitindo um sono mais repousante.

Cada óleo essencial nos afeta de forma diferente, por isso é necessário testar diferentes óleos até encontrar aquele que faça o efeito ideal para cada pessoa.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda é usado especialmente para combater a ansiedade e ajudar a relaxar. Estudos mostram que o aroma do óleo de lavanda melhora a qualidade do sono e pode até mesmo reduzir a insônia.

Camomila romana

Com atributos calmantes, o óleo essencial de camomila romana tem propriedades sedativas e relaxantes. Esse óleo é muito popular para muitas pessoas que sofrem de insônia, estresse e tensão nervosa.

Manjerona

A manjerona doce é excelente para aqueles que não conseguem dormir bem, pois diminui a pressão arterial e ajuda a tratar casos de pessoas com problemas de hiperatividade.

Bergamota

A maioria dos óleos essenciais que possuem citrinos tem efeito estimulante, entretanto, a bergamota é calmante. Deve-se apenas tomar cuidado com a aplicação, pois o óleo de bergamota tem propriedades fotossensíveis, por isso não se pode aplicá-lo em áreas que serão expostas à luz solar direta.

Ylang Ylang

Ylang Ylang é um óleo essencial floral perfeito para criar uma atmosfera calmante. Esse óleo atua no tratamento para acalmar os nervos e é conhecido por ajudar com ansiedade, tensão, choque, medo e pânico.

Como usar os óleos para ajudar no sono?

Aromatizar

Aromatizar o óleo essencial muda o humor do cômodo quase instantaneamente. Aromatizar o cômodo antes de dormir é um bom começo para iniciar a rotina de sono. O ideal é usar um difusor de aromas automático. Caso contrário, basta usar os difusores de aromas em varetas imediatamente antes de ir para a cama.

Banheira

Relaxar na banheira acalma o corpo e a mente. Basta adicionar de 2 a 3 gotas de seu óleo essencial favorito num banho morno e relaxar por um tempo. Esse é um ótimo momento para misturar óleos diferentes, por exemplo.

Uso tópico

Fazer um bálsamo de óleos essenciais, misturados com óleos-base como o óleo de coco, de jojoba ou de amêndoa doce é fácil e rápido. Misture um quarto de xícara do óleo-base com cinco gotas de óleo essencial. Esfregue a mistura em seus pés ou na parte traseira de seu pescoço direito antes de dormir.

Lembre-se que o uso de óleos essenciais deve ser feito em doses homeopáticas, portanto, não exagere nas quantidades de óleos essenciais a serem aplicadas antes de dormir.

Aproveite e divirta-se descobrindo qual melhor óleo essencial para seu caso!

Fonte: davidwolfe

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.