As maravilhas do açaí: ele previne câncer e combate o envelhecimento

Você gosta de comer açaí na tigela? Muitas pessoas adoram. No Brasil e no mundo o açaí se popularizou muito rápido na década de 90 devido a pesquisas que demonstravam seu altíssimo valor nutricional.

De fato, a fama de bebida saudável e relacionada a esportes e a atividades físicas, ainda é altamente relacionada ao açaí até hoje.

É claro que com a popularização dos benefícios e do fruto em si, hoje em dia, consumimos mais a polpa do açaí, devido às dificuldades de extração, uma vez que a extração do açaí ainda é bem artesanal.

Mesmo assim, os benefícios do açaí são variados e abundantes, como poderemos ver.

Com alta concentração de antocianinas e o famoso ômega 9 o açaí tem uma poderosa ação antioxidante, que atua na prevenção de doenças degenerativas, como Câncer e Alzheimer, além de ser poderoso no combate aos radicais livres.

Além disso, o açaí também diminui o HDL, responsável pelo colesterol ruim, graças a sua alta concentração de ômega 9.

beneficios do acai

Além de seu poder antioxidante o açaí também é rico em vitaminas C e B que fortalecem o sistema imunológico e, juntamente com o ferro, combatem a anemia.

Finalmente, a abundância de fibras em sua composição faz do açaí elemento excelente na regulação do funcionamento do intestino.

O consumo de até 200g de açaí duas vezes por semana assegura que você consiga se beneficiar desses efeitos.

Caso você consiga comprar a fruta, basta consumir 50g de açaí in natura duas vezes por semana.

O açaí pode engordar?

Depende de como você consome a fruta e/ou a polpa. Nas cidades, o açaí é consumido com a adição de vários ingredientes industrializados que, muitas vezes, diminuem a eficácia da fruta.

Caldas, biscoitos, jujubas e etc., quando consumidos em excesso e combinados com o açaí, certamente irão aumentar o seu peso.

Para ter uma ideia, o guaraná em pó, que seria o ingrediente mais natural – além do açaí – dobra a quantidade de calorias da fruta.

Nesse sentido, é mais interessante optar por ingredientes mais saudáveis na hora de compor a sua tigela de açaí, como a granola sem açúcar, a banana e a castanha.

Abaixo, veja a receita clássica de açaí na tigela:

Ingredientes

400 g de açaí ou de polpa de açaí
4 colheres de sopa de granola sem açúcar
2 bananas

Preparo

Basta bater o açaí e a banana num liquidificador e decorar o creme com a granola.

Simples não é?

Consumir o açaí dessa forma mais natural traz inúmeros benefícios.

Fonte: tuasaude

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.