As porções que você precisa comer estão nas suas mãos

A dieta da mão, foi publicada pelo site norte-americano Guard Your Health como uma alternativa saudável que pode ajudar você a perder peso sem apelar para dietas que causam o ’efeito sanfona’ e sem cortar nenhum grupo de alimentos.

Segundo especialistas do Guard Your Health se você deixar de pesar a quantidade de comida a ser ingerida, você pode-se comer cinco vezes mais do que a dose de alimentos recomendada.

Além disso, eles destacam a tendência de aumento das porções de comida que muitos países ocidentais adquiriram, citando pesquisas do Departamento de Estudos de Nutrição e Alimentação da Universidade de Nova York, que indicam que as porções consumidas hoje em dia dobraram durante os últimos 20 anos.

Diante dessas porções desproporcionais e do alarmante aumento da ingestão de comida, a ’dieta da mão’ surge como uma alternativa saudável e, sobretudo, possível de ser aplicada a longo prazo.

A principal vantagem de adquirir este hábito para perder ou controlar o peso é que você não precisa cortar nenhum tipo de alimento.

O fato de evitar temporariamente o açúcar ou a farinha, como algumas dietas propõem, faz com que nosso corpo perceba a falta desses alimentos e os absorva vorazmente assim que eles voltem a ser consumidos.

Comer de tudo um pouco, mas em porções medidas e adequadas o deixará mais feliz por saber que não existem alimentos proibidos. Sem falar que é a maneira mais saudável de obter resultados em seu corpo a longo prazo.

O tamanho das suas mãos é proporcional ao tamanho de todo o seu corpo, inclusive dos órgãos internos encarregados de receber e digerir tudo o que você come.

Por isso, quando você se alimenta pensando em porções que não ultrapassem o tamanho das suas mãos, terá certeza de que não irá sobrecarregar seu corpo nem o processo digestivo.

Como aplicar a dieta da mão?

Veja o infográfico abaixo, que explica com clareza a relação entre as áreas ou posições das suas mãos com as porções de grupos alimentícios que você precisa comer.

tamanho de porcao para comer (2)
1. Suas duas mãos simulando um recipiente indicam a quantidade de vegetais que você deve comer.
2. Use a parte da frente do seu punho para saber o quanto de carboidratos (arroz, massas, etc.), você precisa ingerir.
3. A palma aberta (sem levar em conta os dedos) serve para saber qual a porção ideal de carne e suas alternativas proteicas.
4. Seu punho fechado corresponde à porção de frutas indicada para o seu corpo.
5. Sua porção de gorduras como manteiga, por exemplo, não deve ser maior do que a ponta do seu dedo indicador.

Comece a pensar na quantidade da sua comida para traçar um caminho seguro rumo a uma vida mais saudável e a um peso adequado.

Esta dieta é capaz de ajudar qualquer pessoa, mas caso você sofra de alguma condição específica, como hipotireoidismo, é possível que ela não surta o mesmo efeito.

Se este é o seu caso, recomendamos que você procure um nutricionista.

Fonte:  incrivelclub

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.