Babosa : descubra o que esta “planta da imortalidade” faz para o corpo!

Quando você ouve  a palavra “babosa”, você pode pensar em um gel pegajoso que uma vez seus pais usaram para você usar após uma queimadura dolorosa. Mas você pode não saber de todos os benefícios surpreendentes que a babosa tem para oferecer para a sua saúde!

Conhecido pelos egípcios como “a planta da imortalidade” e pelos nativos americanos como “a varinha do céu”, a babosa tem sido utilizada por suas propriedades de cura por muitos anos.

Você provavelmente já percebeu que a babosa é um ingrediente comum em alguns cosméticos e cremes para a pele. Ela funciona muito bem como hidratante e ainda possui efeitos anti-envelhecimento.

Mas os usos para babosa superam as aplicações tópicas que conhecemos. Há duas partes em uma folha de babosa- o gel, e o suco. O gel é usado para ajudar a acalmar a pele queimada, entre outras receitas e o suco é o que escoa da folha quando cortada.

Os usos tópicos para babosa variam de cuidados para cabelo e pele até tratamento para os lábios rachados! Ela tem 74 componentes ativos que incluem vitaminas naturais, minerais e aminoácidos que são necessários para uma boa saúde.

beneficios da babosa aloe vera

Confira essa lista de benefícios da babosa para saúde:

Vitaminas
• Vitamina A – ajuda a combater ameaças virais ou bacterianas no corpo
• Vitamina C – ajuda a proteger contra o câncer e problemas cardiovasculares
• Vitamina E – ajuda a proteger contra doenças cardíacas e ajuda a ter um sistema imunológico forte
• A vitamina B1 – ajuda na digestão e contribui para um sistema nervoso saudável
• Vitamina B2 – funciona como um antioxidante em seu corpo
• Vitamina B3 – limpa o corpo de toxinas e promove uma boa digestão
• Vitamina B6 – comanda o sistema imunológico, cardiovascular e digestivo do corpo
• Vitamina B12 – necessária para que as células do sangue fiquem saudáveis

Minerais
• Cálcio – vital para o sistema cardiovascular e nervoso
• Sódio – essencial para a pressão arterial, músculos e nervos
• Ferro – produz células de sangue e é necessário para a energia
• Magnésio – mantém o sistema imunológico forte
• Potássio – ajuda a limpar as células e protege os vasos sanguíneos
• Cobre – ajuda a manter um coração saudável

… Juntamente com 20 aminoácidos diferentes! A babosa pode fazer muito mais do que apenas fornecer vitaminas e minerais essenciais para seu corpo.

Ela é muitas vezes usada como uma ajuda digestiva por causa de seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se também que ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol, e proporcionar alívio da dor.

Para qualquer uso interno, evite versões integrais da folha de babosa. O gel da babosa é considerado inseguro para uso interno.

A maneira mais segura (e mais saborosa) para consumir babosa é através do suco de babosa, que pode ser encontrado na maioria das lojas de alimentos saudáveis. Procure o suco de babosa que seja mais do que 99% de babosa para ter certeza que o látex foi removido.

Você também pode fazer seu próprio suco de babosa fresco em casa! Porém tenha cuidado. Veja como fazer o suco de babosa em casa, agora:

Descasque duas folhas de babosa e retire a polpa, tire inclusive a parte amarelada deixando apenas o gel transparente. Bata no liquidificador com um litro de água e uma colher de sopa de mel. Beba na hora pelo menos uma vez ao dia. Faça uma proporção de 100g de polpa para 1 litro de água.

Como com qualquer coisa, é bom ter cuidado. Faça sua pesquisa e confira os possíveis efeitos colaterais antes de consumir o suco de babosa, e certifique-se de que seja seguro para você e seu corpo!

Fonte: collective-evolution

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.