Banana: descubra porque essa fruta é tão importante para a saúde

A banana é uma das frutas mais comuns e que não pode faltar na alimentação dos brasileiros. Mas será que você sabe qual o poder que essa fruta tem para a nossa saúde?

Caso a resposta seja não, então acredite, você está no lugar certo, pois nesse post iremos lhe mostrar como uma fruta tão simples, e que por muitas vezes é subestimada pelas pessoas, pode proporcionar vários benefícios para a saúde.

O poder nutritivo da banana

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil, e ela que pode causar uma verdadeira revolução em nossa saúde pois, como sabemos, essa fruta apresenta uma variedade enorme de nutrientes.

Além disso, essa fruta é rica em açucares naturais como a frutose e a sacarose, além de vitaminas, fibras e minerais. Se consumidas regularmente podem proporcionar benefícios surpreendentes para a saúde como um todo.

Algumas pessoas consomem essa fruta ainda verde, como um tipo de biomassa, mas a verdade é que a banana madura tende a ser muito mais saudável e nutritiva.

food banana 05

Isso porque essa fruta, quando está madura, ou seja, quando apresenta algumas manchas escuras em sua casca, produz uma substancia chamada TNF- Fator de Necrose Tumoral, que tem a capacidade de combater as células do corpo que apresentam algum tipo de anomalia, como as células cancerígenas por exemplo.

Além disso, a banana também é rica em antioxidantes, que promovem uma melhora significativa no desempenho do sistema imunológico, o que contribui para que as pessoas fiquem mais resistentes a algumas doenças.

Portanto, quando for ao supermercado, procure não descartar aquelas bananas com manchas escuras na casca, pois são elas que podem lhe fornecer o maior número de benefícios para a sua saúde.

No entanto, se você acha que a banana é uma fruta eficaz somente no combate ao câncer, está enganado. Veja a seguir outros benefícios que essa fruta pode proporcionar em sua vida.

Principais benefícios da banana

Proporciona mais energia

Se você consumir cerca de 1 ou 2 bananas diariamente, com certeza terá muito mais disposição e energia para enfrentar as atividades do dia a dia. Além disso, essa fruta é rica em vitaminas, minerais e potássio, que elevam a sua resistência e também previne cãibras musculares.

Alivio da azia e refluxos gástricos

A banana também age no nosso organismo como uma espécie de anti-ácido, o que contribui para aliviar a azia e demais sintomas desagradáveis relacionados ao estômago. Por isso, se você sofre com azia ou então refluxo gástrico, com certeza não pode deixar de consumir essa fruta no seu dia a dia.

Reduz a pressão arterial

As bananas também são muito eficientes na redução da pressão arterial, contribuindo assim para prevenir quadros de AVC e também ataques cardíacos, uma vez que esta fruta reduz a quantidade de sódio presente no organismo.

Combate a anemia e a depressão

Essa fruta é rica em ferro, o que contribui para estimular a produção das células vermelhas do sangue e assim evitar uma possível anemia. Além disso, a presença de uma substancia chamada triptofano faz com que a banana seja uma ótima fruta para combater a depressão.

Alivia a TPM

O consumo regular de bananas no seu dia a dia, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, o que contribui para aliviar o estresse. Essa fruta também é rica em vitamina B, fator este que ajuda a acalmar o sistema nervoso e elevar o seu humor.

Portanto, como pode notar, a banana é uma fruta que apesar de ser simples e trivial, contribui significativamente para melhorar a nossa saúde e qualidade de vida. Por isso, se deseja viver bem e com saúde, jamais deve deixar que essa fruta falte em sua alimentação diária.

Fonte:  medicalnewstoday

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.