Cabelo oleoso: veja como acabar a oleosidade dos fios

Você acorda, vai tomar banho, lava bem os cabelos e quando chega a hora do almoço, os fios já estão com a aparência de oleosos.

Quem tem cabelos oleosos sabe como isso é incômodo, principalmente porque a aparência do cabelo quando está oleoso passa uma imagem de desleixo com a higiene.

Mas a oleosidade nos cabelos não é algo ruim. Ela protege os fios contra quebra e a poluição.

Quando essa oleosidade é excessiva, pode gerar consequências ruins para o couro cabeludo, como caspa e até queda de cabelo. Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Para ajudar a controlar a oleosidade dos seus cabelos, compartilhamos abaixo 4 soluções totalmente naturais:

Suco de Limão
O suco de limão contêm vitaminas e minerais benéficas para os cabelos. Devido a sua acidez, o limão é capaz de equilibrar o PH do couro cabeludo e controlar a oleosidade. Misture o suco de um limão em um copo de água. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos, depois lave-o como de costume. Repita até três vezes por semana para obter melhores resultados.

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio, assim como o limão, tem a capacidade de balancear o PH e também consegue absorver a oleosidade dos fios de cabelo. Você pode fazer uma pasta, misturando 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água. Aplique essa pasta nos cabelos úmidos e depois enxágue-os. É aconselhável fazer esse tratamento duas vezes por semana. Outra maneira de usar o bicarbonato de sódio, é como um shampoo seco. Aplique o pó nos cabelos e penteie-os normalmente. Dessa maneira, o bicarbonato de sódio irá absorver a oleosidade dos fios.

Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã vem sendo utilizado em muitos tratamentos caseiros para os cabelos pois é um excelente tônico capilar. O ácido acético presente no vinagre, consegue equilibrar o PH do couro cabeludo, o que irá inibir a secreção excessiva de óleo nos fios de cabelos. Após lavar os cabelos, aplique uma solução com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em um copo d’água. Deixe agir por alguns minutos e lave os cabelos depois. Você pode repetir esse tratamento até 3 vezes na semana.

Chá Preto
O chá preto é rico em taninos, uma substância que devido a sua acidez, previne o acúmulo de oleosidade nos fios de cabelo. Você pode fazer um chá preto com 2 colheres de sopa de folhas de chá preto, fervendo-as em um copo de água por 10 minutos. Coe o chá e deixe o líquido esfriar, até atingir temperatura ambiente. Aplique a mistura nos cabelos e deixe agir por 5 minutos.Depois lave normalmente com shampoo. Esse tratamento pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana para obter resultados bons.

Para prevenir que os cabelos fiquem oleosos, é importante também adotar alguns hábitos. Procure lavar os cabelos diariamente com água morna ou fria, pois a água quente pode contribuir para o acúmulo de oleosidade. Evite também passar a mão nos cabelos.

Se você tem o costume de usar o secador de cabelos, mantenha-o distante do couro cabeludo e numa temperatura não muito quente (entre frio e morno).

Fonte: How To Fix Greasy Hair Naturally

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.