Cientistas descobrem que esta erva pode aumentar a memória em 75% e prevenir a doença de alzheimer

Quem tem horta em casa e já plantou alecrim, conhece bem seu aroma deliciosamente perfumado.

E é por conta desse aroma marcante que o alecrim também é muito utilizado na culinária, sendo o tempero ideal para diversos tipos de pratos. Mas você sabia que não só o alecrim, como o seu aroma podem ser muito úteis para a sua saúde?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

No vídeo de hoje, vamos te contar os principais benefícios do alecrim para a saúde: Melhora a saúde cerebral Na medicina popular o alecrim é associado há séculos com boa memória.

Hoje, alguns estudos já demonstram que o alecrim tem a capacidade de potencializar a memória e até melhorar a capacidade de aprendizado.

Além disso, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e estimula o sistema nervoso central. Por fim e não menos importante, a erva contém compostos que impedem a degradação da acetilcolina, um importante neurotransmissor para proteger a memória e prevenir doenças como Alzheimer.

É anti-inflamatório
O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos e pode ajudar em tratamentos para aliviar asma, eczema, artrite, gota, além de condições que afetam o intestino e a bexiga.

Ajuda contra a fadiga adrenal e o estresse
O óleo de alecrim é ótimo também para quem vive estressado ou sofre com fadiga adrenal. Isso se deve ao fato do óleo ser capaz de regular os níveis de cortisol no sangue.

Relaxa a mente
O cheiro do alecrim tem a incrível capacidade de tranquilizar a mente e o corpo, além de ser muito revigorante. Para sentir esse efeito, você precisa apenas esfregar a planta entre os dedos e inalar seu delicioso aroma.

Rico em antioxidantes
Nós já falamos bastante deles aqui, mas para quem não conhece, os antioxidantes ajudam a proteger as células de substâncias prejudiciais produzidas durante seu metabolismo.

O alecrim contém muitos desses poderosos antioxidantes, que protegem o corpo contra os radicais livres. A erva contém ainda ácido rosmarínico, ácido carnosol e ácido ursólico, substâncias com conhecida propriedade anti-câncer.

Agora que falamos sobre todos esses benefícios, você deve estar se perguntando como consumir o alecrim. Existem 3 formas de obter seus benefícios:

– Óleo essencial
Muitas pessoas adoram o aroma intenso do óleo essencial de alecrim e o usam como um poderoso tratamento na aromaterapia. No entanto, deve-se evitar na gravidez.

-Infusão (chá)
O chá de alecrim, além de saboroso, tem grandes virtudes terapêuticas. Basta colocar um pouco de alecrim fresco em uma xícara de água quente por cerca de dez minutos. Se você tiver um bule de chá, basta derramar a água fervente na erva fresca e depois beber. É aconselhável esmagar algumas das folhas antecipadamente, para que você possa obter um sabor mais rico e absorver melhor o óleo.

– Tempero
O alecrim é muito versátil e pode ser usado na culinária de várias formas: fresco ou seco, em sopas, ensopados e para temperar diversos pratos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.