Comer esse alimento pode causar problemas no seu cérebro!

O título soa como a história de um filme de terror, mas é mais comum do que parece. Entenda porque a higienização de alimentos pode salvar vidas.

Sentir dor de cabeça ao consumir algum alimento pode ser um grande sinal de alerta, dependendo da procedência da sua refeição. Isso acontece porque se o alimento não for devidamente higienizado, pode conter parasitas que tem a capacidade de se moverem através de seus olhos, tecidos e chegar até o seu cérebro.

Geralmente imaginamos esse tipo de acontecimento em países remotos com pouca infraestrutura e sem saneamento básico, mas não foi o que aconteceu.

Em 2013, o primeiro caso desse tipo surgiu no Reino Unido, quando um homem britânico foi internado com uma tênia alojada em seu cérebro.

Em reportagem da CNN, o pesquisador Dr. Effrossyni Gkrania-Klotsas disse que o verme se moveu de um lado para o outro dentro do cérebro do homem, algo que muito poucas espécies de parasitas parecem fazer.

Uma espécie de verme, conhecida como Spirometra Erinaceieuropaei, é comum em partes do mundo como a Coréia do Sul, Japão, Tailândia e China. O homem em questão havia visitado a China recentemente.

A infecção causada pelo Spirometra Erinaceieuropaei é conhecida como sparganose e muitas vezes se origina em gatos e cães, onde o verme pode crescer e chegar a um metro e mio de comprimento.

Considerando que nós ocidentais não temos o costume de comer gatos e cães, inicialmente esse parasita não seria um problema se ele só existia nesses animais. Mas, infelizmente, há outro animal que abriga esses vermes e cuja carne é muito apreciada no Brasil: os porcos.

A carne de porco pode tornar-se infectada com tênias quando o porco consome alimentos infectados ou bebe água infectada. Geralmente, a carne de porco que consumimos é controlada por órgãos fiscalizadores, mas existem pessoas que criam porcos para consumo próprio e, por isso, tem mais chance de contaminar a carne do animal, caso não observem a higienização do criadouro dos animais.

Existem três tipos de tênias que podem infectar o cérebro humano, infiltrando-se no sistema nervoso, como aconteceu com o paciente britânico.

De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde, cerca de cinco milhões de pessoas já foram infectadas com tênia no cérebro em todo o mundo. Isso não é surpreendente, se levarmos em conta as condições de criação dos porcos em áreas mais isoladas.

A carne de porco é muito consumida no Brasil, por isso, é sempre importante prestar atenção na procedência da carne e optar por uma preparação que cozinhe a carne ao máximo possível, diminuindo, assim, os riscos de ocorrer qualquer infecção.

Todos os alimentos são saudáveis ou perigosos dependendo da forma como os consumimos, por isso, sempre atualize seus conhecimentos sobre as novidades que a ciência descobre para melhorar a forma como nos alimentamos e cuidamos de nossa saúde.

Fonte: davidwolfe

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.