Como equilibrar os hormônios naturalmente

Se você esta sem tempo pra ler a matéria, veja o vídeo abaixo:

Hormônios desempenham um papel importante na nossa saúde, pois eles afetam muitos dos processos do corpo.

Muito frequentemente, desequilíbrios hormonais são causados por alterações no estrogênio e são mais comuns em mulheres do que homens. Alterações hormonais ocorrem tipicamente durante a puberdade, menstruação, gravidez e menopausa.

Além disso, fatores como a idade avançada, dieta pobre, muito ou pouco exercício, exaustão e estresse, falta de sono, pílulas anticoncepcionais, toxinas e produtos químicos como pesticidas contribuem para o desequilíbrio hormonal.

Alguns sintomas comuns deste problema incluem ansiedade, irritabilidade, alterações de humor, insônia, fadiga, problemas de peso, excesso de crescimento do cabelo ou perda de cabelo, enxaquecas, baixo desejo sexual, pele oleosa ou seca, acne, desejos de alimentos, síndrome pré-menstrual, infertilidade e outros.

Como hormônios impactam as funções metabólicas, prestar atenção a sensações como sua fome, energia e desejos podem lhe dar uma pista sobre se seus hormônios estão em equilíbrio.

Você pode usar remédios caseiros naturais e ervas para aliviar os sintomas e até mesmo ajudar a restaurar o seu equilíbrio hormonal. Também é importante consultar o seu médico para diagnóstico e tratamento adequado.

Peça o conselho do seu médico antes de tomar qualquer remédio ou iniciar um regime de suplemento, especialmente se você tem uma condição hormona-sensível, como miomas uterinos, endometriose, câncer de mama, câncer uterino ou câncer de ovário.

Como equilibrar os hormônios naturalmente

Aqui estão os 10 principais remédios caseiros para o desequilíbrio hormonal.

1. Omega-3

Os ácidos graxos ômega-3 desempenha um papel importante na produção de hormônios, portanto, eles são altamente benéficos no equilíbrio deles.

Eles são particularmente benéficos para as mulheres, pois eles ajudam a reduzir cólicas menstruais e sintomas da menopausa. Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, gorduras ômega-3 também têm um efeito profundo sobre a sua saúde.

Algumas boas fontes de ácidos graxos ômega-3 são peixes oleosos, sementes de linhaça, sementes de chia, nozes, soja, tofu, abóbora de inverno e azeite. Você também pode tomar suplementos de ômega-3 após consulta ao seu médico. A dosagem geral é de 500 mg por dia.

2. Raiz de Maca

Raiz de maca é um adaptador endócrino que aumenta a produção normal de hormônios. Ele também ajuda a reverter o hipotireoidismo, aumentar a fertilidade e é benéfico para a libido.

Sendo uma boa fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro, iodo, fósforo, zinco, ácidos graxos essenciais, proteínas, fibras e esteróis, é bom para a sua saúde geral e melhora a energia e a vitalidade.

Misture ¼ colher de chá de pó de raiz de maca em uma xícara de água, suco, chá de ervas, vitamina ou iogurte.

Consumi-lo diariamente, aumentando gradualmente a quantidade de maca raiz até 1 ou 2 colheres de chá durante algumas semanas.
Continue pelo menos por alguns meses.

3. Agnus Castus

Agnus castus, também chamado de vitex, é um ótimo tônico hormonal para as mulheres e imita o efeito calmante da progesterona. Estimula a glândula pituitária, regulando assim o equilíbrio de estrogênio e progesterona.

Agnus castus é considerado excelente para reduzir a síndrome pré-menstrual e tratar outros problemas menstruais. Ele também regula a ovulação e promove a fertilidade.

O antiandrógeno natural também pode diminuir os níveis de testosterona e proteger contra o câncer de próstata.

Tome uma cápsula de 400 a 500 mg diariamente, pelo menos por alguns meses ou até que esteja satisfeito com os resultados. Consulte o seu médico para a dosagem adequada.

Nota: Agnus castus pode aumentar o fluxo menstrual em algumas mulheres. Não tome esta erva durante a gravidez, ou quando tomar medicamentos relacionados com dopamina ou reposição hormonal.

4. Vitamina D

A vitamina D afeta sua glândula pituitária, que produz uma variedade de hormônios. Ele pode ajudar a aliviar os sintomas associados com baixos níveis de estrogênio. Também afeta o seu peso e apetite. A deficiência desta vitamina pode levar a uma liberação anormal de hormônio para a tireoide.

A poucos minutos de exposição ao sol diariamente pode ser de grande ajuda para o corpo para fazer vitamina D para manter seus hormônios.

Você também pode comer alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau, leite e ovos que são ricos em vitamina D.
Outra opção é tomar suplementos de vitamina D. Para uma dosagem adequada, consulte o seu médico.

5. Exercício

Engajar-se na atividade física é uma ótima maneira de equilibrar seus hormônios, pois afeta a produção de hormônios. Também diminui os níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio do estresse que bloqueia o estrogênio e é prejudicial à sua saúde geral.

O exercício regular aciona a liberação de substâncias químicas cerebrais que melhoram seu humor. Isso é útil como desequilíbrios hormonais muitas vezes causam mudanças de humor.

Além disso, ele também irá ajudá-lo a manter um peso saudável. Evite exercícios mais de 40 minutos, porém, como eles podem aumentar seus níveis de cortisol.

Vá nadar, caminhar, correr ou fazer outros exercícios leves por 20 a 30 minutos diários ou pelo menos algumas vezes por semana.
Você também pode tentar exercícios de ioga e relaxamento para estimular funções hormonais e reduzir o estresse.

6. Óleo de coco

Óleo de coco extra-virgem é outro remédio caseiro natural eficaz para equilibrar hormônios. É particularmente útil para aqueles que sofrem de hipotireoidismo, pois seus ácidos graxos de cadeia média promovem saudável funcionamento da tireoide.

O óleo de coco também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a imunidade, acelerar o seu metabolismo e promover a perda de peso. Contrário à crença popular, não é mau para seu coração. Na verdade, ele pode proteger contra doenças cardíacas.

Coma 2 a 3 colheres de óleo de coco extra-virgem diariamente durante pelo menos alguns meses. Ele pode ser usado muito bem na cozinha, uma vez que não produz produtos químicos nocivos no aquecimento.

Fonte: top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.