Como fazer frutas secas em casa (usando seu forno)

Você provavelmente já deve ter visto ou comido uvas passas algum dia. Ou já se deparou com outras frutas secas como tâmaras, ameixas, figos e damascos quando foi às compras.

Essas frutas secas são as mais comuns de ser encontradas, entretanto, é possível desidratar muitas outras frutas, como mangas, abacaxis, bananas e maçãs. Uma das vantagens de consumir uma fruta seca é que, nesse estado, além de pesarem menos, elas acabam durando mais tempo.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

https://youtu.be/SoPW7i09yPY

Além da praticidade, frutas secas tem alguns outros benefícios, como:

São ricas em nutrientes
Apesar de algumas vitaminas como a C e as vitaminas do complexo B se perderem no processo de desidratação da fruta, muitos outros nutrientes são preservados, tornando-as um bom lanche entre as refeições.

Fonte de fibras
As frutas desidratadas são ricas em fibras e por essa razão, melhoram o trânsito e o funcionamento do intestino.

Melhoram a circulação
Algumas frutas como o damasco, manga e ameixa são ricas em minerais como o potássio, que tem o papel de equilibrar o sódio no organismo, contribuindo para o controle da pressão alta. Elas também possuem o magnésio, que além de reduzir a circulação, ajuda a aliviar e o estresse.

Combatem o câncer
As frutas secas possuem nutrientes e vitaminas que combatem o estresse oxidativo, um dos principais fatores que contribuem para o surgimento de doenças como o câncer.

É por essas e outras razões que saborear frutas frescas ou secas é uma boa sugestão. Mas é muito importante ler o rótulo das embalagens de frutas secas compradas em supermercados, pois muitas delas contém adição de açúcar, tornando-as mais calóricas.

Por isso, vamos te ensinar agora como preparar suas próprias frutas secas em casa!

Comece escolhendo uma fruta para desidratar. Lave bem a fruta e retire seus talos, folhas ou outra parte que você não vai consumir.

Você pode manter a casca se desejar, mas prefira frutas orgânicas nesse caso. Algumas frutas, como maçã e pêssego, secam melhor se a casca for removida.

Corte a fruta em pedaços pequenos e bem fininhos, pois assim irão secar mais rápido.

Para manter as frutas visualmente atraentes e para minimizar a descoloração, mergulhe-as em suco de limão e água por 10 minutos. Depois, escorra e seque-as com uma toalha que não solte fiapos.

Preaqueça o forno na temperatura mínima – algo em torno de 50 graus.

Utilize uma temperatura mais baixa para as frutas finas, como maçã, banana e pêssego em fatias. Morangos requerem uma temperatura maior. Com o tempo, você vai aprender a particularidade de cada fruta.

Forre a assadeira com papel-manteiga e organize as frutas em uma única camada, mas não deixe que elas se toquem.

Para evitar que as frutas se encrespem durante a secagem, cubra com uma forma de pizza com furinhos.

Leve-as para assar e deixe a porta do forno levemente entreaberta para controlar melhor o processo, evitando assim que cozinhem demais.

O tempo médio para o processo fica em torno de 1h30.

Quando as frutas estiverem sequinhas, retire-as do forno e espere que esfriem antes de comer.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ► https://goo.gl/JWAeet

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.