Como fazer kvass de beterraba – um tônico medicinal de limpeza

O Kvass é uma bebida fermentada feita a partir da beterraba que traz diversos benefícios para a saúde, principalmente pela riqueza em probióticos.

Você já ouviu falar em Kvass?

Essa bebida nutritiva de cor púrpura, teve origem na europa oriental e é muito nutritiva, além de conter enzimas e probióticos, que são excelentes para o sistema digestivo.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Inicialmente essa bebida era preparada com pão duro, mas com o tempo foram se incorporando outros ingredientes à receita, como a beterraba.

Apesar de seus inúmeros benefícios à saúde, a beterraba crua, bem como seu suco, em geral são recomendados em doses menores pois tem grande quantidade de açúcar.

Entretanto, quando fermentada, ela se torna um dos vegetais mais saudáveis que você pode consumir.

O resultado da fermentação da beterraba é um tônico com sabor salgado e terroso, mas ao mesmo tempo doce e amargo como o chucrute.

Mesmo que o sabor não pareça ser muito agradável, talvez você considere experimentar depois de saber os benefícios dessa bebida:

Limpa o fígado e a
vesícula biliar;Aumenta a imunidade;
Promove a saúde dos ossos, fígado, rins e pâncreas;

Combate a fadiga;

Trata cálculos renais;

Melhora e trata problemas do sistema digestivo;

Melhora a microbiota intestinal e a atividade metabólica;

Além disso, o kvass de beterraba possui fitonutrientes com propriedades anti-câncer, que vem sendo objeto de estudos por demonstrarem eficácia contra o câncer de mama, próstata e pâncreas.

Suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença.

Depois de saber todos esses benefícios, você pode querer saber como fazer essa bebida, não é mesmo? É o que vamos te ensinar agora:

Ingredientes:

3 beterrabas médias (ou 2 grandes), de preferência orgânicas, descascadas e cortadas em fatias grossas;
2 colheres de sopa de sal bruto não refinado; Água filtrada;Um pote de vidro com tampa e capacidade de 3 a 4 litros.

Como fazer

Coloque as beterrabas e o sal no pote e complete ate quase a boca com água filtrada. Mexa bem e tampe. Deixe o pote fechado em temperatura ambiente por 2 dias e depois transfira para a geladeira.

Se aparecer uma camada branca na parte no topo da água, não se preocupe. É só tirar com uma colher ou escumadeira. Isso significa que está ocorrendo um processo de fermentação ali.

Devido às suas propriedades desintoxicantes, evite tomar muito desse tônico no começo. É recomendado começar com 28 gramas por dia, aumentando gradualmente a quantidade para um copo de 220 gramas por dia.

Apesar de conter menos açúcares do que o suco de beterraba crua, diabéticos devem ter cautela antes de consumir essa bebida.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ► https://goo.gl/JWAeet

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.