Como matar cupins e se livrar deles para sempre

Ninguém quer receber a visita de cupins, não é verdade? No entanto, esses pequenos e indesejáveis insetos aparecem quando menos esperamos.

Os cupins se alimentam principalmente de madeira, mas podem se alimentar de qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, etc.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Quando não encontram algo para se alimentar, podem destruir outros objetos em busca de alimento. Estima-se que os prejuízos gerados em madeira por esses insetos sejam de cerca de 5 bilhões de dólares por ano nos EUA e Canadá, um valor monetário superior ao valor dos danos gerados pelo furacão Katrina em Nova Orleans.

Por conseguirem causas estragos rapidamente em móveis e até na estrutura das casas, é muito importante saber como prevenir e o que fazer quando identificar a presença desses pequenos destruidores de madeira. Veja algumas dicas que ajudam a impedir o aparecimento dos cupins:

Sal de Cozinha
O sal comum é na verdade cloreto de sódio, uma substância muito útil para limpar e desinfetar. Além disso, é muito útil na prevenção do surgimento dos cupins.
Tudo o que você precisa fazer é misturar água e sal em partes iguais e molhar algumas bolas de algodão nessa mistura.
Coloque o algodão embebido em cima dos móveis e nos locais afetados. O algodão é composto principalmente de celulose, o que atrai os cupins. O sal por sua vez se encarrega de desidratar os cupins e de mantê-los afastados.

Ácido bórico
O ácido bórico é um composto químico muito utilizado para tratar infecções, mas também pode ser uma forma eficaz de acabar com os cupins.
Esse ingrediente é tão eficiente que pode ser encontrado em inseticidas feitos para combater esses intrusos. Ele atua principalmente atacando o sistema nervoso do cupim, causando sua desidratação.

Misture em partes iguais açúcar e ácido bórico e coloque em recipientes (tampinhas de garrafa, de potes, etc.) em áreas visitadas pelos cupins. Faça isso durante três ou quatro semanas.
Essa mistura também atrai e elimina formigas e baratas. Apesar de não ser tóxico em doses baixas, o ácido bórico pode fazer mal em doses maiores, por isso evite a ingestão e contato com os olhos. Lembre-se também de mantê-lo longe de crianças e animais.

Óleos Essenciais
Nos últimos anos, mais pessoas estão valorizando os benefícios do uso de óleos essenciais. No entanto, os óleos são mais usados para os cuidados com a pele. A maioria desconhece que óleos essenciais também são eficazes na eliminação de cupins.
Os melhores óleos para essa finalidade são o de laranja, cravo-da-índia, canela, menta e eucalipto. Despeje o óleo num pulverizador e aplique-o em objetos e áreas infestadas.

Vaselina
Outro maneira eficaz de se livrar dos cupins é através do uso da vaselina. A vaselina não é propriamente um veneno caseiro para cupim, já que não mata os insetos, porém, pode ser utilizada como uma espécie de repelente e também, como proteção. O recomendado é esfregar a vaselina nos móveis e deixar agir por um ou dois dias. Depois é só limpar e polir tudo com um pano macio.

Além das dicas, temos algumas recomendações:

– Verifique se sua casa possui pontos de infiltração ou ambientes muito úmidos e que pegam pouco sol, evitando deixar móveis de madeira perto desses locais. A madeira úmida é um dos principais alvos dos cupins.
– Varra todas as plantas mortas, uma vez que elas atraem cupins.
– Caso essas dicas não ajudem a controlar a infestação de cupins, o aconselhável é chamar ajuda profissional.

Fonte: How To Kill Termites And Get Rid Of Them Forever

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.