Como não ficar ansiosa(o): tome essa receita e comece a relaxar!

A rotina estressante das grandes cidades tem aumentado um fenômeno muito complexo, com sintomas sutis, mas ainda sim poderosos: a ansiedade. O número de pessoas diagnosticadas com ansiedade vem aumentando significativamente entre a população.

A ansiedade em si não é apenas uma doença, ela também é um sintoma para outros tipos de distúrbios mentais e possui variadas causas. Por conta disso, é importante consultar um médico para compreender as causas da ansiedade e, assim, optar pelo tratamento adequado à cada causa apontada.

Em alguns casos, ocorre a necessidade de se realizar um tratamento ortodoxo, ou seja, através de medicamentos farmacêuticos. Como alguns desses medicamentos causam efeitos colaterais e podem chegar até mesmo à dependência, apresentamos uma alternativa natural para lidar com a ansiedade.

As endorfinas, que são liberadas durante a prática de exercícios físicos, ajudam a promover uma sensação geral de bem-estar, diminuindo a pressão dos problemas cotidianos a ajudando a relaxar, combatendo, assim a ansiedade.

Nesse sentido, a prática de exercícios físicos e a reeducação alimentar fazem uma grande diferença na tentativa de ficar mais calmo e acabar com a ansiedade.

Um alimento que tem efeitos comprovados no combate à ansiedade é a aveia.

bebida de aveia para tratar ansiedade

A aveia é um carboidrato integral complexo que contém fibras, por isso, além de ajudar a diminuir a sensação de urgência que a ansiedade provoca, ela ajuda na regulação da digestão, tendo um efeito duradouro e estável, ou seja, sem grandes oscilações.

Por conta disso, ela estabiliza os níveis de açúcar no sangue e ajuda a estabilizar os níveis de humor da pessoa.

O mais importante da aveia é que ela libera serotonina, um hormônio que causa a sensação de bem estar e promove a calma, a serenidade e o foco, combatendo diretamente a sensação de irritabilidade da ansiedade.

Obviamente, o preparo da aveia influi na efetividade de sua atuação no organismo, por conta disso, é importante combinar a aveia com outros elementos saudáveis como frutas, nozes e mel para evitar alterações nos níveis de açúcar no sangue.

A aveia é um alimento versátil e pode ser incorporada de variadas formas à dieta de basicamente qualquer pessoa em qualquer situação.

Tendo isso em mente apresentamos uma batida de aveia para ajudar você a ficar mais calma e a combater a ansiedade.

Ingredientes

1 pera
1 copo de 200 ml de água
1 colher de sopa de mel
50 g de aveia orgânica sem açúcar

Preparação:

Descasque e corte a pera e bata no liquidificador com a água e a aveia até conseguir uma mistura homogênea. Adoce com o mel e está pronto para servir.

Lembre-se de incorporar atividades físicas à sua rotina, além da aveia, para tratar os sintomas da ansiedade. O acompanhamento médico também é muito importante para ultrapassar essa fase da vida. Cuide-se!

Fonte: melhorcomsaude

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.