Como tratar recuo de gengiva naturalmente em casa (gengivite)

Você já olhou seus dentes no espelho e parece que eles estão ficando mais longos? Sente que seu sorriso não tem a mesma harmonia que antes? Ou seus dentes estão mais sensíveis?

Isso pode acontecer quando há uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Essa condição é também conhecida como retração gengival.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Esse é um problema muito comum nos consultórios, principalmente porque afeta bastante a estética dos dentes e também por causar desconforto ao comer certos alimentos, devido aos dentes ficarem mais sensíveis.

Quem pensa que a retração gengival ocorre por falta de cuidados está enganado; pessoas com bons hábitos de higiene bucal também podem desenvolver o problema.

Essa retração pode ocorrer por diversos fatores como escovação incorreta (aplicando força excessiva), fatores hereditários, mau posicionamento dos dentes e doença periodontal.

No vídeo de hoje iremos te mostrar alguns dos melhores remédios caseiros para prevenir e tratar a retração das gengivas:

Aloe vera
Devido a sua ação anti-inflamatória, a aloe vera é eficaz para reduzir a inflamação das gengivas, além de ajudar a repará-las.
Suas propriedades antibacterianas também ajudam a combater a doença periodontal, uma das principais causas da retração.
Para obter esses benefícios, você pode bochechar o suco de aloe vera na boca por alguns minutoss e cuspi-lo. Outra opção é passar o gel na gengiva usando os dedos e deixá-lo agir por 30 minutos, lavando a boca após cuspí-lo. Repita esses procedimentos pelo menos duas vezes ao dia.

Chá verde
O consumo regular de chá verde tem sido relacionado a uma menor incidência de doença periodontal.
Segundo pesquisadores japoneses, o chá verde possui antioxidantes capazes de reduzir o sangramento e a inflamação, além de fortalecerem a ligação entre as gengivas e os dentes.
Você pode consumir 1 ou 2 xícaras de chá verde por dia, como forma de prevenir a retração das gengivas e combater a doença periodontal.

Cravo-da-índia
O cravo-da-índia é um remédio antigo, sendo muito utilizado para tratar problemas como dores de dente. Suas ação antibacteriana e anti-inflamatória combate de forma eficaz os bactérias que causam a doença periodontal e outros problemas bucais.
Você pode criar seu próprio enxaguante bucal, adicionando 6 gotas de óleo de cravo em um copo de água morna. Faça um bochecho duas vezes ao dia para os melhores resultados.

Por último e não menos importante, sua dieta também tem papel importante. Pessoas com deficiência de vitamina C podem apresentar problemas nas gengivas, como inflamação e sangramento. Neste caso, é recomendável ingerir alimentos ricos em vitamina C ou em forma de suplemento.

E é claro, lembre-se de que esses remédios naturais são eficazes se forem aliados a boas práticas de higiene oral.
Se você tem acúmulo de placa e tártaro nos dentes, o aconselhável é procurar um dentista, para que ele possa fazer uma limpeza profunda nos dentes.

Fonte: These 3 Natural Remedies Will Fix Receding Gums

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.