Conheça 20 alimentos para diabéticos evitarem a todo custo!

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Ao ser diagnosticado com diabetes, a primeira recomendação dos médicos é que a pessoa mude seus hábitos alimentares, especialmente, no que se refere à ingestão de açúcar.

A partir daí inicia-se uma corrida para conseguir informações sobre quais os melhores alimentos para diabéticos e o que se deve evitar.

O problema é quando certos alimentos que parecem inofensivos, não são exatamente alimentos para diabéticos, mas sim armadilhas que essas pessoas devem evitar para melhorar sua qualidade de vida.

Por conta disso, esse vídeo trata de 20 alimentos para diabéticos evitarem, mesmo que pareçam ser inofensivos à primeira vista.

Veja quais os alimentos para diabéticos evitarem:

1. Frutas secas
Por mais saudáveis que as frutas secas possam parecer, o processo de desidratação da fruta aumenta o seu teor de açúcar natural o que faz com que as frutas secas sejam altamente perigosas para pessoas com diabetes do tipo 2.

2. Melão
Melão é um dos alimentos para diabéticos evitarem, pois engana. Por ser bem líquida, dá a impressão de que não contém muito açúcar, entretanto, o melão contém muito frutose, ou seja, açúcar natural da fruta.

3. Arroz branco, pão e farinha
Esses alimentos são mais famosos, uma vez que farinha é um dos primeiros ingredientes a serem cortados da dieta, pois são carboidratos que se transformam em açúcar ao serem metabolizados pelo organismo.
O ideal é substituí-los por aveia ou quinoa.

4. Cappuccino
Além de possuir leite o cappuccino também leva chocolate, ou seja, o teor de açúcar e de gordura láctea é muito alto no café cappuccino, mesmo como uso de adoçantes.

5. Produtos de padaria
Apesar de muitas padarias sinalizarem para pessoas com problemas de diabetes algumas alternativas “naturais” como salgados de forno ou sanduíches “naturais”, a maioria dos produtos desse setor ainda faz mal para pessoas com diabetes.

6. Gordura láctea
O leite aumenta o nível de colesterol LDL no organismo, ou seja, aumenta a quantidade de colesterol ruim. Além de aumentar o risco de doenças cardíacas, a gordura do leite causa maior resistência à insulina.

7. Álcool
Dependendo do nível de diabetes, o médico deve ser consultado sobre a quantidade de álcool que a pessoa que sofre desse problema pode consumir, uma vez que o álcool altera os níveis de açúcar no sangue.

8. Sucos
A primeira vista, sucos são a substituição natural para as bebidas industrializadas no cardápio de alimentos para diabéticos, entretanto, algumas frutas contém muita frutose, ou seja, muito açúcar. Por mais natural que a frutose seja, ela se tornará açúcar no sangue do mesmo jeito que o açúcar industrializado, por isso, nem todas as frutas são recomendadas para pessoas com diabetes.
É importante confirmar com o médico quais as frutas e quais os tipos de suco podem ser consumidos.

9. Smoothie
Uma febre para pessoas que tentam emagrecer o smoothie (ou vitamina) pode enganar pessoas com diabetes, pois parece saudável à primeira vista. Entretanto, é importante prestar muita atenção nos ingredientes usados para a preparação do smoothie, uma vez que mel e frutose contém açúcar do mesmo jeito.

10. Água aromatizada
Assim como os smoothies, a água aromatizada é percebida como uma bebida saudável para pessoas que estão tentando emagrecer. Devido a essa percepção errada, muitos diabéticos esquecem que as frutas dessas receitas têm frutose e que se converterão em açúcar no sangue. Por isso, dependendo do ingrediente usado para aromatizar a água, a frutose pode ser um problema para as pessoas com diabetes.

11. Mel
Muito usado para substituir o açúcar de forma saudável em várias receitas de sucos detox, smoothies e receitas naturais, o mel contém muito açúcar e deve ser evitado por pessoas com diabetes. É sem dúvidas, um dos alimentos que enganam, pois apesar de ser natural e saudável, não condiz com o objetivo da pessoa que precisa tratar diabetes.

12. Doces
Doces são terminantemente proibidos para pessoas com diabetes. Entretanto, alguns doces com a marca diet e light podem “enganar” quem tem essa doença, por isso é importante consultar o médico antes de consumir quaisquer doces.

13. Cereal
Os cereais industrializados são carregados de açúcar e substâncias que podem ser tóxicas no organismo, por isso, opte por cereais orgânicos, sem qualquer tipo de sabor.

14. Barrinha de cereal
Esse é um dos alimentos para diabéticos evitarem, pois é um dos que mais enganam. A ideia da barrinha de cereal é oferecer energia para pessoas que fazem atividades físicas, por isso tem açúcar e carboidratos concentrados. Entretanto, o tratamento da diabetes visa o contrário, pois precisa reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Por mais “fitness” que a barrinha de cereal possa parecer, esse alimento não pode fazer parte do regime dos diabéticos.

15. Grãos refinados
Grãos inteiros são excelentes fontes de fibras e, por isso, muito usadas para melhorar o funcionamento do sistema digestivo e em dietas de emagrecimento. Os grãos refinados são grãos inteiros moídos e processados e devem ser evitados pelas pessoas com diabetes. O ideal é sempre conversar com o médico para saber quais grãos consumir.

16. Carne processada/embutida
O grande vilão das carnes processadas/embutidas é o sódio, uma vez que sódio dobre o risco de ataques cardíacos e derrames especificamente para pessoas com diabetes.

17. Carne gorda
A carne gorda é outra opção imediatamente cortada para pessoas com diabetes, uma vez que as gorduras saturadas da carne inflamam o organismo e aumentam o colesterol ruim.

18. Pizza congelada
Certamente é um dos alimentos mais óbvios a serem retirados do cardápio de alguém com diabetes, mas é bom lembrar que mesmo as opções vegetarianas e com legumes contém substâncias químicas, açúcar e gordura prejudiciais.

19. Frituras
Sem dúvida alguma frituras não podem fazer parte do cardápio da pessoa com diabetes em hipótese alguma por serem super calóricas e cheias de gordura saturada.

20. Comida chinesa
Apesar de elementos considerados saudáveis, como o uso de brócolis, repolho e legumes em geral, a comida chinesa contém muito sódio devido ao uso de molho shoyo, além de ser muito gordurosa para pessoas com diabetes, por isso deve ser evitada.

Fonte: curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.