Conheça os benefícios do chá de cravo da índia – inclusive o emagrecimento

O cravo da índia é uma planta com folhas parecidas com as do louro, tem pequenas flores branco-amareladas em cachos, e a fruta é comestível, alongada e avermelhada.

Na culinária, para enfeitar doces e para fazer pão e bolos, são utilizadas as flores secas.

Propriedades e benefícios do chá de cravo-da-índia

O cravo da índia tem propriedades analgésicas e antissépticas, contra a dor de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral (sapinho), febre, dor de dente e inflamações da garganta.

Além disso tudo, é muito utilizado para cozinhar por seu aroma e sabor forte.

Esta especiaria também age como antioxidante, pois libera hidrogênio e quebra as gorduras poli-insaturadas evitando o envelhecimento precoce da pele.

Esta infusão também age como antisséptico bucal, para tirar o mau hálito e ajuda no funcionamento correto da glândula tireoide, para combater o hipotireoidismo.

Também pode ser utilizada para controlar o colesterol, é excelente no tratamento de fungos, é antiviral e também é utilizado para tratar espinhas, micoses e infecções da pele.

Chá de cravo da índia para emagrecer

O chá também é um acelerador do metabolismo, aumentando a produção de saliva e sucos gástricos, responsáveis pela digestão. Isso acelera a queima de gorduras e torna o processo mais rápido.

cha de cravo da india

Chá de cravo da índia

O preparo do chá é simples, leva um litro de água e uma colher (sopa) de cravo da índia. Basta colocar tudo junto e cozinhar até ferver.

Cozinhe durante 10 minutos e tire do fogo até ficar morno. Depois, é só coar e beber. Beba até 3 xícaras diárias.

Chá para desinchar a barriga

Este chá conta com o cravo da índia entre seus componentes.

Combinado com os outros ingredientes, tem grandes propriedades emagrecedoras, agindo como termogênico e aumentando o consumo de calorias na digestão; reduzindo o inchaço abdominal.

O preparo é simples, inclui 3 colheres de sopa de
cravos da índia, 3 pedaços de canela em pau, 3 colheres (sopa) de gengibre ralado e 1 litro de água.

Cozinhe a água, o cravo e a canela até ferver. Depois, tire do fogo e adicione o gengibre. Abafe por 5 minutos, depois é só coar e beber. Pode ser bebido quente ou gelado.

Contraindicações: O cravo não é indicado para mulheres grávidas, porque ele causa contrações uterinas e pode provocar o aborto.

 

Fonte: chabeneficios

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.