Creme dental caseiro: veja como fazer pasta de dente natural

Geralmente não prestamos atenção no creme dental que usamos até que ele acabe e precisamos comprar um novo, não é mesmo?

Mas cuidar da saúde bucal não precisa ser apenas com esses cremes dentais que você encontra em supermercados e farmácias – existem alguns ingredientes naturais que podem cuidar da sua higiene oral sem trazer qualquer malefício.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

No vídeo de hoje, vamos te ensinar a fazer um pó que você poderá usar na escovação e que, além de limpar, vai ajudar a remineralizar, proteger e até clarear seus dentes.

Ingredientes

4 colheres de sopa de argila bentonita (vende-se em lojas de produtos naturais ou na internet);
3 colheres de sopa de pó de carbonato de cálcio (vende-se em farmácias ou lojas de produtos naturais);
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
1 colher de sopa ou mais de stévia;
Algumas gotas de óleo essencial de hortelã.

Antes de ensinar como preparar, veja porque esses ingredientes são benéficos para a saúde da boca:

Argila bentonita
A boca é a parte do sistema digestivo que mais entra em contato constante com bactérias nocivas. A argila bentonita por sua vez consegue se ligar a eles, ajudando a eliminá-los.
Além de auxiliar na limpeza dos dentes, ela é capaz de transferir minerais e nutrientes para a região bucal e remover toxinas e resíduos do seu sorriso.

Carbonato de cálcio
Assim como a argila, este mineral encontrado em várias rochas, como giz e calcário, ajuda na remineralização dos dentes, fornecendo o cálcio de que precisam. O carbonato tem a capacidade de remover manchas dos dentes sem ser agressivo, além de polí-los e restaurá-los para que fiquem com aparência mais saudável.

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito conhecido por causa de sua capacidade de clarear os dentes e remover manchas. Ele funciona como um agente abrasivo suave que remove a placa bacteriana e cria um ambiente alcalino na boca para ajudar a erradicar as bactérias.

Óleo essencial de hortelã-pimenta
O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma das melhores formas naturais para combater as bactérias que causam o mau hálito e as doenças de gengiva. Agora que você conhece um pouco dos benefícios dos ingredientes, veja como usar a receita:

Comece colocando a argila bentonita em um frasco de vidro pequeno.

Acrescente o carbonato de cálcio em pó e o bicarbonato de sódio.

Depois, coloque a stévia e misture bem.

Por fim, adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e misture mais uma vez.

Para usar, molhe um pouco da escova e coloque o pó em cima. Escove como normalmente faria, não esquecendo de usar também o fio dental para uma limpeza completa.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.