De 20 pessoas 1 tem risco de ter câncer de cólon: veja 10 sinais perturbadores!

De acordo com estudos internacionais, para cada 20 pessoas, uma corre risco de contrair câncer de cólon.

Entre os fatores de risco estão a idade (pessoas com mais de 50 têm maior risco), genética, obesidade, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, consumo de carne vermelha e produtos enlatados.

É importante notar os primeiros sinais. Veja aqui quais são:

CONSTIPAÇÃO

De acordo com o estudo publicado em 2004 no Jornal Europeu de Câncer o uso de laxantes traz o risco de câncer de cólon!

DIARREIA

Se a sua diarreia durar mais do que algumas semanas, consulte urgentemente um médico! O desenvolvimento de tumores no intestino conduz ao bloqueio do conteúdo, que não pode ser descarregado.

FEZES COM SANGUE

Sangue nas fezes é um resultado comum de hemorroidas. No entanto, se você observar um  sangue vermelho escuro, é muito possível que se trate da área do cólon, sendo causada pela malignidade. Em outros casos, pode ser um sinal de uma úlcera de estômago.

SENTIMENTO CONSTANTE DE IR AO BANHEIRO

A existência de um corpo estranho, neste caso, o tumor, está causando a sensação constante de que você tem que ir ao banheiro. Se você achar que isso possa estar acontecendo, vá ao médico!

FEZES FINA

Se você sente que está fazendo fezes mais finas que o normal, é possível que esteja sofrendo alguma forma de pressão sobre o cólon.

SEU ESTÔMAGO DOÍ AO SER TOCADO

Quando o câncer começa a se espalhar pode causar dor no estômago. Quanto mais cedo você ver um médico, menos ele irá afetar outros órgãos e metástase.

ANEMIA SEM EXPLICAÇÃO

Se os testes de sangue mostram uma redução do número de células no sangue, e para isso não há nenhuma explicação lógica, isso pode ser um problema já que a presença de um tumor no lado direito do cólon leva a uma falta de ferro no sangue e causa anemia.

PERDA DE PESO INEXPLICADA

A perda de peso é um sinal muito comum que alguma parte do sistema digestivo não está funcionando corretamente. O estudo inglês do Colégio Royal indica que a perda de peso são causados por tumores mais avançados.

FRAQUEZA E SENSAÇÃO DE EXAUSTÃO

Outro efeito colateral de câncer do cólon é a náusea e fraqueza geral do corpo. A existência de câncer geralmente é causada pela falta de ferro no organismo e, portanto, partes do corpo não recebem nutrientes suficientes necessários para o bom funcionamento. Existem muitas causas de cansaço e, portanto, você deve ir a um especialista e determinar a causa exata.

Colon-Cancer-Symp

GASES E INCHAÇO

Um tumor no cólon, podem facilmente levar ao bloqueio de ar, o que conduz a uma sensação de distensão abdominal.

Como prevenir a ocorrência de tumores:

● Tenha uma dieta rica em nutrientes, frutas, legumes
● Evite o excesso de consumo de álcool
● Pare de fumar
● Faça exercício pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes por semana
● Pare de ficar engordando
● Vá ao médico para ‘check-ups’ preventivos

Fonte: healthyfoodhelp

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.