Descubra onde fica a glândula da energia e da imunidade e como você pode ativá-la para ficar mais resistente

Esta sem tempo de ler este artigo, mas quer saber do que se trata? Então assista o vídeo abaixo:

Você já ouviu falar no “ponto da felicidade”?

Muitas pessoas não sabem que existe um órgão no corpo humano conhecido como “ponto da felicidade”.

O ponto da felicidade nada mais é que a “glândula timo”.  Timo , palavra derivada do grego thýmos, significa energia vital.

Ele está localizado na parte da frente, parte superior do tórax ou do mediastino (como na figura).

A glândula timo é na verdade o órgão central do sistema imunitário, e em recém-nascidos e crianças é bem desenvolvida.

Você sabia que a glândula timo cresce quando estamos contentes?

Isso é verdade, e ela encolhe quando estamos estressamos e mais ainda quando adoecemos.

Esta característica iludiu por muito tempo a medicina, que só conhecia a glândula por meio de autópsias e sempre a encontrava encolhida, bem pequenina.

Acreditava-se que ela atrofiava e parava de trabalhar na adolescência. Por isso durante décadas médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios-X achando que seu “tamanho anormal” poderia causar problemas.

GLÂNDULA DA ENERGIA E DA IMUNIDADE

Mais tarde, a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, a glândula timo continua totalmente ativa e é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal. Como uma central telefônica, por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, ela reage produzindo células de defesa na mesma hora. Gestos, toques, sons, palavras, pensamentos, amor e ódio também afetam profundamente esta glândula.

Ideias negativas têm mais poder sobre ela do que vírus ou bactérias. Diante de negativismos, a glândula timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como gripe e herpes.

Por outro lado, ideias positivas a ativam, e isso talvez explique a ação terapêutica da fé.

O teste do pensamento

Faça um teste simples pode demonstrar essa conexão: feche os dedos polegar e indicador na posição de OK (como um círculo).

Una-os com força e peça para alguém tentar abri-los enquanto você pensa “estou feliz”. Depois faça o mesmo pensando “estou infeliz”.

A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a ideia de felicidade e enfraquece quando pensa em infelicidade.

Você pode exercitar a timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade. Faça isso pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

Veja como é simples:

a) Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros.

Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

b) Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas.

Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo sangue e energia para a timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta.

Outra dica é para estimular a timo é massageando suavemente com os dedos a região onde ela fica. Faça isso por cerca de 20-30 segundos e, ao mesmo tempo, respire profundamente.

Fonte:  curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.