Descubra se você tem deficiência de vitamina apenas se olhando no espelho!

Na escola aprendemos que na época das grandes navegações, muito marinheiros morriam devido à falta de vitamina C que gerava a doença chamada de escorbuto.

Hoje em dia, essa é uma doença erradicada, mas as deficiências de vitaminas são mais comuns do que você imagina. Eles podem causar sérios problemas de saúde e, em casos mais graves, podem até levar à morte.

Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são deficientes em vitamina D, por exemplo. O problema é tão difundido que foi chamado uma epidemia.

Quando nosso corpo não tem as vitaminas e nutrientes que precisa nosso sistema imunológico enfraquece o que pode levar a muitos problemas de saúde. Além de rastrear seus níveis de nutrientes ou tomar um multivitamínico, há outra maneira que você pode determinar se o seu corpo está recebendo vitaminas suficientes. Tudo que você tem que fazer é olhar no espelho.

Aprenda cinco sinais de deficiências de vitaminas que aparecem em nosso rosto:

1. Olhos inchados

Seus olhos parecem mais inchados do que o normal na parte da manhã? Os olhos mais inchados do que o normal indicam níveis baixos de iodo no corpo. Por isso é importante consumir alimentos ricos em iodo como: iogurte, alga marinha, batatas, morangos e feijão branco.

2. Pele extremamente pálida

Pele muito pálida pode ser um sinal de que você precisa repor vitamina B12. Para melhorar seus níveis de vitamina B12, procure aumentar o consumo de alimentos como: o salmão, a carne vermelha, cereais fortificados, iogurte e queijo suíço.

3. Cabelo seco

Cabelos secos e quebradiços podem ter várias causas, entretanto, esse sintoma acompanhado de grande quantidade de caspa no couro cabeludo, são sinais de que você tem deficiência de biotina ou vitamina B7.

Caso esteja tomando algum medicamento, tenha em mente que a deficiência de biotina pode ser o resultado do uso de antibióticos. Para repor seus níveis normais de vitamina B7 de preferência para o consumo de ovos, amêndoas, nozes, legumes e grãos integrais.

4. Lábios Pálidos

A falta de ferro se faz perceber pela palidez nos lábios. A deficiência de ferro enfraquece seu sistema imunológico e propaga a incidência de doenças recorrentes. Nesse sentido, reponha o ferro que você precisa consumindo carne vermelha, frutos do mar, feijão, vegetais de folhas verdes escuras, cereais fortificados com ferro e ervilhas.

5. Sangramento das gengivas

Iniciamos o texto mencionando o escorbuto, a grave doença que assolou os marinheiros com deficiência de vitamina C. Um dos sintomas mais claros dessa deficiência é o sangramento crônico das gengivas.

A falta de vitamina C no corpo causa dor muscular e problemas com os dentes. Melhore seus níveis de vitamina C com os seguintes alimentos: laranjas, pimentões vermelhos, couve, couve de Bruxelas, brócolis e morangos.

Lembre-se que esses sintomas devem ser excessivos, ou seja, devem estar além do normal para caracterizar uma deficiência de vitamina. Na dúvida, consulte seu médico e realize exames periódicos.

Fonte: davidwolfe

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.