Dolomita, conheça como essa argila pode ser usada para sua saúde

Desde muito tempo, a argila tem uso medicinal.

Hoje seu uso é mais restrito devido as contaminações ambientais. Que dificulta encontrar locais de coleta, por proximidades de esgotos e plantações com agrotóxicos.

Para retirar a argila, é preciso atingir um metro de profundidade, peneirar e guardar em recipientes não metálicos. Para alguns tratamentos também precisa ser exposta ao sol.

A algum tempo surgiu a dolomita, carbonato duplo de cálcio e magnésio, descoberta pelo geólogo Deodat Dolmieu no Alpes Tiroleses.

Estudada desde 1930 para o tratamento de osteoporose.

Pesquisas mostraram que no calcário dolomítico brasileiro, há calcitriol, hormônio responsável pela fixação do cálcio nos ossos e que atua em mais de 30 tecidos, aumentando as trabéculas de medula vermelha e massa óssea dos frangos, que receberam o suplemento na ração.

Cerca de 3 gramas , usadas por meio de suplemento oral, podem ajudar a:

desmineralização óssea
cardiopatias
hipertensão
diabetes
distúrbios gastrointestinais
gastralgias
diarreia
câimbras
tendinite
dores musculares e articulares
fibromialgia
Dort
luxações
bursite
processos inflamatórios
imunidade baixa
tpm e cólicas menstruais
metrorragia
espamos brônquicos
queimaduras
úlceras nas pernas e qualquer caso de regeneração tecidual.

dolomita_-_novo_2

O uso da argila em pó, tem ação anti-hemorrágica, desodorante e cicatrizante

Pode ser usado como remédio para tratar gengivite, aftas, pós-extração de dente, higiene oral e lesões nos genitais.
Também pode ser aplicada em ferimentos, escoriações, assaduras , chulé, micoses e depois da depilação.

Pode inclusive previnir escaras em pessoas acamadas, basta espalhar sobre o lençol pois melhora o deslizamento da pele e aumenta a resisência.

Em casos de problemas de pele como brotoeja, pode-se adicionar meia copo de dolomita a 2 litros de água e usar essa água argilosa para a o banho.

Para efeito anti-inflamatório ou analgésico:misture uma colher de dolomita em pó em um copo de salmora. Pode ser usada para gargarejos , quando estiver com amigdalite e laringite. Em caso de congestão nasal, sinusite ou renite, pode ser colocado 3 gotinhas em casa narina de 2 a 4 vezes por dia.

Também pode-se fazer uma pasta de Domolita, basta colocar uma parte de água para 2 de argila. Essa pasta vai ter ação analgésica, refrescante, antitérmica , cicatrizante e relaxante.

Podendo ser usada para dores nas articulações, queimaduras do sol, febre, seborreia, e psoríase. Em casos de candidiase, hemorroidas, fissura e prurido anal pode ser aplicada internamente.

Banhos de Dolomita são recomendados para tratamento de fibrimialgia, insônia, depressão, pós cirurgico de varizes e lipos.

Essa argila também é usada no meio estético para tratar estriar, flacidez, celulite. Além de ajudar a amenizar rugas faciais, olheiras , manchas e quelóides.

Onde encontrar a Dolomita? Em algumas farmácias e lojas de produtos naturais.

Fonte: curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.