Dormir muito ou pouco: quantas horas devemos dormir?

Todos nós vivemos numa rotina atarefada e, por isso, ter energia para cumprir todas as nossas obrigações é absolutamente necessário para nossa qualidade de vida.

Além disso, com a difusão das tecnologias da informação, estamos consumindo mais conhecimento do que jamais consumimos o que sobrecarrega em demasia nossa atividade cerebral.

O ato de dormir é uma parte crucial da nossa vida, pois é essencial para renovar as nossas energias e renovar nossa capacidade cerebral.

É a partir desse momento que nosso cérebro pode captar nossas experiências diárias se organizar para receber novas experiências.

É por isso que sonhamos, por exemplo.

Nesse sentido, dormir não é apenas um ato de descanso. Torna-se, assim, um ato de reorganização cerebral, ou seja, de planejamento.

Viu como dormir é importante?

quantas horas dormir

Apesar de ser muito importante ainda sabemos pouco sobre o ato de dormir. Na realidade, os distúrbios de sono são as doenças com menos informação e com menos acesso para tratamento, infelizmente.

É por isso, que precisamos saber como dormir corretamente, para podermos identificar possíveis distúrbios de sono e buscarmos tratamento o quanto antes.

A concepção mais comum entre as pessoas é que devemos dormir uma média de oito horas por dia.

Essa não é uma ideia tão errada assim, mas está pautada numa média feita pelos cientistas, ou seja, não leva em consideração a idade da pessoa.

Portanto, muitos de nós acabamos prejudicando a nós mesmos e aos outros, por nos guiarmos por premissas erradas.

Quantas vezes obrigamos crianças a estudarem na parte da manhã e, em alguns casos, com atividades extras na parte da tarde?

Por mais que a nossa intenção seja educar da melhor forma possível, podemos estar completamente errados, simplesmente por conta das horas de sono necessárias para que a criança possa desenvolver seu cérebro.

É para melhorarmos nossos conhecimentos sobre o sono e ajudar as pessoas a se adequarem melhor, que os cientistas desenvolveram uma tabela de sono, baseada na idade.

Confira!

horas de sono

Como podemos perceber as horas corretas de sono vão diminuindo de acordo com a idade. Ou seja, quanto mais jovem, mais horas de sono são necessárias para desenvolver o cérebro e repor as energias.

E então? Você dorme muito ou pouco?

Caso o seu ciclo de sono esteja muito diferente dessa tabela é possível que você esteja com algum problema, que não precisa necessariamente estar ligado ao sono.

Por exemplo, a depressão é uma doença que aumenta bastante o ciclo de sono. Psicólogos ficam atentos para o ciclo de sono de seus pacientes comprovadamente deprimidos, pois como dormir demais atrapalha a socialização, esse sintoma alimenta ainda mais a depressão.

Muitas horas de sono também podem causar e/ou reforçar a obesidade. Devido a alteração do metabolismo do corpo a pessoa obesa dorme mais. Por conta disso, a energia que a pessoa não gasta durante o dia, fica acumulada e se torna gordura, novamente criando um ciclo.

Por isso, prestar atenção nas horas de sono é importante. Se você não se encaixou na tabela anterior, então vale a pena consultar um médico.

Bons sonhos!

Fonte:  curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.