Esse alimento termogênico favorece a dieta e combate o diabetes

Ela possui forte ação termogênica o que ajuda no processo de perda de peso, além de contribuir para reduzir os níveis de colesterol total, colesterol ruim e triglicérides. Pois aumenta o gasto calórico e acelera o metabolismo. Possui ação anti-inflamatória, o que é bom para pessoas que sofrem de obesidade, já que eles sempre apresentam quadros de inflamações.

A canela possui uma boa quantidade do nutriente cromo, responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue prevenindo e combatendo a diabetes. O consumo também ajuda em casos de diabetes tipo 2, por conter polifenol MHCP que melhora a ação da insulina no organismo, reduzindo os níveis de glicose .

canela-termogenica

A canela possui ainda um efeito imunomodulador que ajuda o organismo a responder mais rápido contra os vírus de gripes e resfriados. Sua ação antioxidante previne o envelhecimento, tumores e doenças degenerativas , inclusive o Alzheimer.

Para se beneficiar das propriedades da canela, basta incluir ela no seu plano alimentar. A ingestão pode ser em pó ou em pau. Você pode acrescentar a canela em comidas e preparar sucos e chás .Com base em estudos realizados , seria suficiente a ingestão de meia ou uma colher de chá de canela por dia.

Algumas combinações potencializam suas ações, como:

Gengibre e Canela: Juntos prometem resultar melhor na aceleração do metabolismo. A canela estimula a defesa do organismo e aliada ao gengibre que possui anti-inflamatória, essa combinação consegue combater os sintomas de infecções e tosse durante resfriados.

Canela e Arroz Doce: Ao misturar 3 gramas de canela ao arroz doce, o nível de insulina pós refeição é reduzido. Além de promover o aumento de GLP-1 que é responsável pelo estimulo de eliminação da insulina.

No entanto, apesar de todos essas propriedades interessantes a saúde, a canela deve ser evitada por mulheres em período gestacional. Pois a canela pode contribuir para o aumento de contrações uterinas. A ingestão por bebês e mulheres em fase de amamentação também não é recomendada.

Em casos de portadores de hipertensão, o ideal é consultar um médico. Isso porque acredita-se que dependendo do consumo, a pressão arterial pode subir.

Apesar, de estudos recentes mostrarem que em pessoas com diabetes tipo 2, a canela ajudou a reduzir os níveis de pressão arterial, ainda não se tem exata certeza.

Recentemente, alguns estudos mostraram que a canela possui um composto (cumarina) que pode alterar a coagulação do sangue no organismo. Caso tenha problemas de circulação ou fígado, consulte seu médico antes de consumir essa especiaria.

Se ingerido em quantidades superiores ao recomendado, a canela também pode proporcionar alguns efeitos colaterais como aceleração do ritmo cardíaco, úlcera, alergia, irritação e até mesmo intoxicação.

Fonte: minhavida

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.