Faça essa única coisa todos os dias e livre-se do estresse e ansiedade

Mesmo vivendo em um mundo com muito concreto, todos nós podemos encontrar uma mancha de vegetação por perto, e om isso limpar nossas mentes e refrescar nossas almas.

Nós levamos uma vida muito ocupada – mais do que nunca, mas isso não significa que devemos negligenciar nossas necessidades básicas, uma das quais: respirar ar fresco e se conectar com a Terra.

De acordo com um estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, hoje as pessoas gastam 25% menos de tempo ao ar livre do que há 20 anos atrás.

E não é surpresa que as taxas de ansiedade e depressão continuam subindo.

Passear na natureza não nos dá apenas uma ruptura com a vida agitada da cidade; isso pode realmente mudar a química do nosso cérebro, também.

Veja como passar mais tempo na natureza, todos os dias, pode reduzir o estresse e ansiedade:

1. A natureza pode impulsionar sua energia
Depois de passar um tempo fora, ao ar livre, você já reparou que você sente mais animada, alegre e revigorado? Bem, há realmente uma razão científica por trás disso. Vários estudos confirmaram que o tempo gasto na natureza aumenta a vitalidade, e a pesquisa constata que apenas 20 minutos por dia na natureza pode aumentar significativamente seus níveis de energia.

Richard Ryan, principal autor dos estudos científicos mencionados acima e professor de psicologia na Universidade de Rochester, diz: “Temos uma ligação natural com seres vivos. A natureza é algo que faz parte de nós, e viver longe dela pode ser crítico, especialmente quando vivemos e trabalhamos em ambientes construídos.”

2. A natureza pode torná-lo mais criativo
Um estudo publicado na revista PlosOne indicou que a imersão na natureza pode estimular a criatividade em até 50%! Os participantes do estudo tiveram que passar quatro a seis dias na natureza, completamente desconectados de toda a tecnologia. Os psicólogos explicaram que por causa de seus suaves estímulos, relaxantes na natureza, o sistema de atenção das pessoas torna-se rejuvenescido e capaz de funcionar corretamente, enquanto que na sociedade moderna, estamos constantemente a ter que alternar entre as tarefas e tornar-se bombardeados.

k-y-900-1459844057

3. A natureza elimina o estresse
Numerosos estudos descobriram que o tempo gasto fora pode reduzir muito o stress. Por exemplo, um estudo publicado em 2012 na revista Paisagem e Urbanismo revelou que de 25 adultos saudáveis ​​que vivem na Escócia, os que viviam em áreas com maior vegetação tinham níveis mais baixos de cortisol.

O estresse pode aumentar o risco de doenças mentais e físicas, mas entre todos os remédios, a natureza é uma das maneiras mais fáceis de curar a mente e recarregar a alma.

4. A natureza pode melhorar os sintomas de demência
Junto com todos os outros benefícios da natureza, a vegetação pode ainda ajudar aqueles que sofrem de demência. Pesquisadores da Universidade de Exeter Medical School descobriram que, quando os jardins foram colocados em casas de repouso, os pacientes apresentaram menos agitação, mais relaxamento, e pareciam ser mais estimulados mentalmente.

Os pesquisadores acreditam que os jardins desencadearam lembranças do passado que trouxeram o prazer e relaxamento aos pacientes.

5. A natureza pode lhe melhorar sua memória de curto prazo
Passear ou relaxar em meio a  natureza, pode melhorar sua memória de curto prazo em 20%. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, eles estudaram 2 grupos: um que iria passear em um viveiro de plantas e outro que andou por uma rua movimentada. Antes de ir para a caminhada, cada grupo teve de repetir números aleatórios com os investigadores na ordem inversa.

Ao voltar, os grupos realizaram o teste novamente, mas o grupo que andou na natureza melhorou o seu desempenho em 20%, enquanto o grupo que andou na rua não apresentou melhora.

Fonte:  powerofpositivity

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.