Gengibre: descubra os benefícios desse alimento para a saúde

O gengibre, embora não seja muito utilizado em algumas regiões do pais, é um alimento muito saudável e que proporciona diversos benefícios para a saúde.

De origem chinesa, esse alimento foi, com o tempo, se espalhando pelo mundo inteiro e atualmente é utilizado como tempero de vários pratos deliciosos ou então como remédio para inúmeros problemas de saúde.

Ao consumi-lo, o seu corpo vai sentir uma melhora em diversos aspectos tais como:

Melhora crises de garganta e tosse
Estimula a digestão dos alimentos
Inibe a flatulência
Melhora quadros de dor de dente
Mas além destes benefícios, o consumo desse alimento também apresenta várias outras vantagens como veremos a seguir.

Benefícios do gengibre para a saúde

1. Tratamento do Câncer

Algumas pesquisas realizadas na área confirmaram que o gengibre é um alimento capaz de curar o câncer de colón uterino. Isso porque esse alimento promove a regeneração das células do cancro ovariano, o que contribui para estabilizar a região do útero.

2. Reduz processos inflamatórios

Algumas substancias presentes no gengibre promovem a redução dos processos inflamatórios impedindo que o funcionamento do corpo seja comprometido.

Além disso, esse alimento também pode aliviar dores musculares e reduzir sintomas de artrite e inchaços pelo corpo.

3. Cura dores de cabeça

O gengibre também contribui para curar dores de cabeças, principalmente se combinado com outros elementos como hortelã e pimenta caiena.

Você pode fazer uma mistura desses ingredientes, utilizando uma colher de hortelã, uma pitada de pimenta caiena e deixar cozinhar em fogo baixo.

Depois é só acrescentar fatias de gengibre e deixar a mistura ferver mais um pouco no fogo. Depois disso, você pode adoçar a mistura e toma-la diariamente que sem dúvida alguma ficará livre da dor de cabeça que tanto lhe incomoda.

4. Estimula a circulação sanguínea

Para melhorar a circulação do sangue pelo corpo e evitar problemas como trombose por exemplo, você só precisa de 50g de rizoma de gengibre e 5 litros de água quente.

Misture estes dois ingredientes e depois é só aplicar diretamente sobre a área onde a circulação se encontra mais afetada para melhorar o fluxo sanguíneo na região e impedir que problemas maiores acabem surgindo no futuro.

5. Auxilia no diabetes

O gengibre também é um ótimo alimento indicado para as pessoas com diabetes. Isso porque ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando assim o desenvolvimento dessa doença no organismo.

Por isso se você tem predisposição a ter diabetes, mas quer evitar a todo custo essa doença, recomenda-se o consumo desse alimento pelo menos umas 3 vezes por semana, pois assim, você poderá reduzir as chances de adquirir o diabetes.

Como pode notar, o gengibre é um alimento simples, mas que proporciona múltiplos benefícios para saúde. Portanto se você deseja viver bem e com saúde, com certeza deve adicionar esse alimento em seu cardápio alimentar.

Fonte:  healthyfoodhouse

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.