Margarina: um veneno para a saúde – parte 2

Na matéria “Margarina: um veneno para a saúde”, postada neste blog, algumas pessoas questionaram o texto, dizendo que hoje o processo da margarina está diferente.

Mas foi isso que encontramos:

Como aqui em casa não compramos esse produto, investiguei o rotulo de várias marcas de margarina que diz ter ômega 3 e 6, vitamina E, ferro e muito mais.

margarina perigosa saude (5)

Veja a composição:

água, óleos vegetais líquidos e interesterificados, vitaminas (A, E, D, B6, B12 e ácido fólico), estabilizante mono e diglicerídeos de ácidos graxos ésteres de poliglicerol com ácido ricinoleico, conservador sorbato de potássio, acidulante ácido cítrico, aromatizante (aroma idêntico ao natural de margarina) e corantes urucum e cúrcuma.

Agora compare com a composição da manteiga, que eu tenho em casa:

manteiga de primeira qualidade, cloreto de sódio (sal) e corante natural de urucum.

margarina perigosa saude (6)

Agora vem a pior parte:

Se você fizer o teste verá que se deixar a margarina fora da geladeira, em temperatura ambiente, o produto não irá sofrer alterações, não escurecerá e nem pegá mofo.

margarina perigosa saude (8)

Dá para imaginar a quantidade de conservante?

Outra coisa: o processo de interesterificação inclui o aquecimento do óleo, e os óleos vegetais são altamente sensíveis ao calor, que destrói suas propriedades e os torna rançosos e saturados, razão pela qual devem ser consumidos frios, à exceção do óleo de coco, que suporta o calor.

A manteiga de fato causa, se comida em excesso, uma carga maior de colesterol. Causada pelo ácido butírico. Porém recentemente pesquisadores americanos descobriram que esse ácido, presente na manteiga, impede o desenvolvimento de câncer de cólon.

Mas se o problema é controlar o colesterol, basta usar óleo extravirgem cru de oliva, de linhaça, de gergelim, de coco, e evitar fritura.

Fonte: curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.