Não exagere no chá de gengibre se estiver com algum desses problemas de saúde

Se você esta sem tempo pra ler a matéria, veja o vídeo abaixo:

O gengibre é um alimento com várias propriedades terapêuticas e seu uso medicinal é milenar, especialmente no tratamento de doenças estomacais e doenças com fundo inflamatório, como a artrite, por exemplo.

Para ter uma ideia da importância do gengibre, veja alguns dos seus benefícios:

– Melhorar o funcionamento do aparelho digestivo;

– Ajudar no tratamento de doenças no aparelho respiratório;

– Combater inflamações no corpo;

– Combater dores no corpo, atuando como analgésico natural;

– Fortalecer o sistema imunológico;

– Prevenir a formação de células cancerígenas;

A lista de benefícios do uso do gengibre é extensa e não para por aqui, entretanto, é preciso saber que apesar de tantos benefícios, o gengibre pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de alguns problemas de saúde específicos.

Hoje em dia o uso de remédios naturais e receitas de suco detox se popularizaram muito, devido à procura, cada vez maior da melhoria na qualidade de vida. Por conta disso, tenha atenção para os casos você deve evitar o consumo de gengibre:

1. Pessoas que têm problemas de distúrbios hemorrágicos: o gengibre facilita a fluxo de sangue, o que seria um problema para quem tem dificuldades de coagular o sangue. Além disso, o gengibre interfere no efeito de certos remédios.

2. Diabéticos: Apesar de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, o gengibre pode causar hipoglicemia, caso a pessoa já tome remédios controlados para equilibrar o açúcar no sangue.

Por conta disso, aconselhamos as pessoas diabéticas a procurar um médico antes de consumira raiz.

3. Pessoas hipertensas: O gengibre tem dois efeitos paradoxais, nesse caso. Pessoas que usam remédios que equilibram a pressão arterial, pode ver sua frequência cardíaca diminuir ao tomar gengibre.

Por outro lado, há pesquisas que demonstram que algumas pessoas tem o efeito inverso: ao consumirem muito gengibre, essas pessoas veem sua pressão aumentar.

4. Pessoas com cálculos biliares: O gengibre aumenta a produção de bílis, criando um risco do cálculo biliar se alojar nos condutores que a transportam.

Entretanto, a medicina chinesa recomenda o consumo de gengibre para ajudar no tratamento de cálculos biliares justamente por conta dessa função.

Apesar dessa contradição no uso do gengibre para tratamento de cálculo biliar, recomenda-se que pessoas com pedra na vesícula não consumam a raiz ou, se houver necessidade de consumi-la por outro motivo, entrar em contato com um médico para que seja avaliado se o uso do gengibre trará benefícios ou malefícios para a sua saúde.

Você gosta de gengibre? Tem alguma receita a base de gengibre que você já experimentou ou quer experimentar? Então confirme com seu médico se você pode consumir a erva e faça exames periódicos para evitar efeitos colaterais.

Fonte: livestrong

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.